O cabeça-de-lista da CDU, eleito pela primeira vez em 2017 para liderar este município do distrito de Beja, argumentou hoje à agência Lusa que "ainda há muito por fazer" no concelho e que tem "essa consciência".
"Este mandato foi muito vocacionado e pensado para a salvaguarda e a proteção da segurança e da saúde das pessoas, porque apanhámos uma pandemia pelo meio, ou seja, acabámos por ter, de alguma forma, que adiar alguns dos nossos compromissos e projetos", realçou.
Por isso, nesta recandidatura, "o que está em causa é isso, é poder dar continuidade a todo o trabalho feito pela CDU" e "poder cumprir com aquilo que foram as nossas obrigações e promessas", apresentando "resultados efetivos e concretos", continuou.
Essa, assumiu, é a sua "grande motivação": cumprir "com aquilo que estava perspetivado" e "com todos os projetos que estão 'em carteira', neste momento, com fundos comunitários aprovados, a aguardarem apenas que a economia consiga retomar um bocadinho e que toda esta pandemia dê algumas tréguas".
A título de exemplo, Rui Raposo, de 42 anos, aludiu ao "grande projeto, que foi 'bandeira' do mandato, a criação do Parque Verde Urbano", num investimento global "de 1,5 milhões de euros, que já tem fundos comunitários aprovados de quase 1,4 milhões", cabendo à câmara "os outros cerca de 100 mil euros".
"Temos outros projetos também com fundos comunitários aprovados e que estão prontos a que os concursos sejam lançados, mas que têm um ano e meio de adiamento" devido à pandemia, lamentou, frisando que, no caso de algumas destas empreitadas, como a do Parque Verde Urbano, os concursos "ainda vão ser lançados até final deste mandato", mas as fases de obras "são para ser desenvolvidas no próximo mandato".
Em comunicado, a CDU indicou que Rui Raposo, natural de Vidigueira, frequentou o curso de Engenharia do Ambiente no Instituto Politécnico de Beja.
Militante do PCP, foi presidente da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Vidigueira e da Direção da Associação GAMA, tendo ainda sido membro da direção da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Vidigueira e da Guadiana Sub -- Associação Ambiental de Desportos Aquáticos e Subaquáticos de Vidigueira.
A CDU anunciou ainda que o atual presidente da Assembleia Municipal de Vidigueira, João Carlos Goes, também é o primeiro candidato na lista a este órgão autárquico.
O executivo municipal é composto por dois eleitos da CDU, dois do PS e um do Movimento Vidigueira Independente (MVI).
Segundo a lei, as eleições autárquicas decorrem entre setembro e outubro.