Inês Sousa Real, porta-voz do PAN, vai participar, na próxima quinta-feira, numa manifestação contra a homenagem ao toureiro João Moura, anunciou esta terça-feira o partido, em comunicado.
A manifestação prevista arrancar às 19h30 em frente ao Campo Pequeno, em Lisboa, e contará também com a presença da candidata do PAN à Câmara Municipal de Lisboa, Manuela Gonzaga, e "outros representantes de outros órgãos do partido".
Para Inês de Sousa Real, é "incompreensível e absolutamente inaceitável" a organização de uma homenagem ao toureiro que, "além de se dedicar habitualmente a uma atividade anacrónica e completamente contrária aos valores de uma sociedade do século XXI – a tauromaquia - indignou o país em 2020 ao deixar 18 galgos a morrer à fome".
O PAN recorda ainda que este tributo irá ocorrer quando "ainda decorre um processo-crime contra João Moura por maus tratos animais".
Com esta iniciativa, o partido pretende assim "exortar o Governo e a Câmara Municipal de Lisboa a colocarem de imediato um ponto final na violência animal".
É de recordar que João Moura é arguido num processo-crime por suspeitas de maus-tratos a cães. O caso ocorreu em fevereiro do ano passado, quando o cavaleiro tauromáquico foi detido na sua herdade em Monforte, depois de os seus cães terem sido encontrados com ferimentos e sinais de subnutrição. Dos 18 cães resgatados, um acabou por morrer devido aos maus tratos.
Leia Também: "Em choque" com homenagem a João Moura, União Zoófila deixa apelo