Rendeiro detido quase três meses depois da fuga. Eis as reações

Ex-banqueiro foi detido na cidade de Durban e será ouvido em tribunal na segunda-feira.

Notícia

© Getty Images

Notícias ao Minuto
11/12/2021 12:19 ‧ 11/12/2021 por Notícias ao Minuto

Política

João Rendeiro

A detenção do ex-banqueiro João Rendeiro, ao início da manhã, na cidade portuária de Durban, sudeste da África do Sul, está a marcar a atualidade deste sábado.

A notícia está a motivar muitos comentários nas redes sociais, de partidos e políticos que se congratulam com a detenção do antigo dono do PCP.

António Costa

"Toda a gente deseja que seja rápida [a extradição], mas o processo de extradição tem a sua tramitação, a República da África do Sul tem a sua legislação e as suas instituições, o que devemos respeitar", afirmou.

O primeiro-ministro reforçou que o que competia ao Estado Português fazer nesta circunstância foi feito para garantir a execução das decisões judiciais. "À justiça o que é da justiça", frisou.

Catarina Martins 

A deputada na Assembleia da República e Coordenadora Nacional do Bloco de Esquerda, relembrou que já depois de condenado, João Rendeiro "ainda assim lançou um livro em defesa da honra para mostrar que afinal o problema era mesmo a justiça e como era um homem injustiçado".

"Hoje é dia de saudar a Polícia Judiciária (PJ) e a forma como faz o seu trabalho, mas é dia de dizer mais. A PJ fez o seu trabalho, mas o parlamento também tem de fazer o seu porque se João Rendeiro estava num resort de luxo é porque tinha contas offshore que lhe permitiram fugir e estas fugas, a fuga do dinheiro, essa também tem de ser combatida", afirmou Catarina Martins no discurso que realizou hoje no Centro Cultural Convento de São José, em Lagoa.

PCP

João Oliveira, presidente do Grupo Parlamentar do PCP, destacou "a forma competente com que a PJ cumpre a sua missão".

É a intervenção competente, qualificada e empenhada da PJ que permite diariamente, e em casos menos mediáticos, superar até as dificuldades resultantes da falta de meios e de condições de combate à criminalidade económica e financeira e à corrupção"

Sublinhou ainda a "necessidade de a justiça não poupar esforços para fazer cumprir as decisões judiciais e as sentenças que foram proferidas, contribuindo para pôr fim ao sentimento de impunidade com que banqueiros e protagonistas dos grupos económicos continuavam a agir".

Partido Livre

O candidato do Livre às eleições legislativas, Rui Tavares, espera que a extradição de João Rendeiro aconteça, afirmou num comentário à detenção do ex-banqueiro na África do Sul.

"Desde logo, a lição é que o crime económico e a desregulação do sistema financeiro facilitaram a prossecução destes crimes", comentou em declarações à SIC Notícias.

"Agora precisamos de passar a uma fase de cooperação internacional judicial para que se possa dar consequência a um pedido de extradição, que eu espero que aconteça", apontou.

Iniciativa Liberal 

O presidente da Iniciativa Liberal, João Cotrim Figueiredo, considerou que hoje "é um dia bom para a justiça portuguesa", num comentário à detenção do ex-banqueiro João Rendeiro, na África do Sul.

"Já sabia que hoje ia ser um dia bom para o liberalismo e fiquei a saber também que é um dia bom para a justiça portuguesa", considerou João Cotrim Figueiredo em declarações aos jornalistas, momentos antes do início da VI Convenção Nacional da Iniciativa Liberal (IL), que decorre este fim-de-semana no Centro de Congressos de Lisboa.

Acrescentou ainda que “é uma boa notícia” e embora seja “algo positivo para a polícia judiciária, não apaga que a justiça funcionou mal, nomeadamente, o que foi mais debatido na altura que foi a imposição de medidas de coação adequadas a alguém com a capacidade económica e risco de fuga que João Rendeiro obviamente tinha”.

Ana Gomes

 

 

André Ventura, Chega

O Chega elogiou hoje a Polícia Judiciária (PJ) pelo seu trabalho "silencioso" e "eficaz" na detenção de João Rendeiro na África do Sul e espera agora que o ex-banqueiro enfrente a justiça portuguesa e cumpra prisão.

Duarte Marques, PSD

 

 

 

Carlos Abreu Amorim, PSD

 

 

Leia Também: PJ quer Rendeiro em preventiva. Ex-banqueiro será ouvido nas próximas 48h

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas