Costa pede "preço de referência máximo para o gás" na União Europeia

António Costa esteve hoje reunido com os homólogos italiano, espanhol e grego.

Notícia

© Getty Images

Ema Gil Pires
18/03/2022 16:17 ‧ 18/03/2022 por Ema Gil Pires

Política

Combustíveis

O primeiro-ministro António Costa esteve, esta sexta-feira, reunido na cidade italiana de Roma com os seus homólogos de Itália, Espanha e Grécia. Após o encontro, o governante recorreu à rede social Twitter para dar conta de que os quatro líderes concertaram, nesse momento, "posições para aumentar" a "segurança energética" dos seus países e "travar a escalada de preços".

"A União Europeia tem de responder conjuntamente às consequências económicas e sociais da guerra na Ucrânia", disse ainda António Costa, que garante que os quatro primeiros-ministros que estiveram reunidos esta sexta-feira defendem a "fixação de um preço de referência máximo para o gás".

Em causa está uma medida que, como explica, pretende evitar "a contaminação do preço da eletricidade pela subida do preço do gás", de forma a garantir que não é colocado "em risco o abastecimento de países que dependem do fornecimento do gás".

No contexto atualmente vivido pelos países europeus, indubitavelmente marcado pela guerra na Ucrânia, António Costa apela à tomada de "decisões efetivas" no Conselho Europeu "da próxima semana, com soluções imediatas a nível europeu".

Na mesma série de publicações no Twitter, o primeiro-ministro português lembra ainda que Portugal propôs à Comissão Europeia "uma redução temporária do IVA sobre os bens energéticos", com o intuito de "reduzir os preços" dos mesmos "para famílias e empresas".

Leia Também: Energia: Costa acredita que França percebeu importância das interconexões

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas