No primeiro dia em que a Assembleia da República se reúne para eleger o novo presidente do Parlamento, Pedro Filipe Soares, líder parlamentar do Bloco de Esquerda (BE), revela que foram já entregues pelo partido três iniciativas legislativas, como "ser lei a disponibilização da morte medicamente assistida”.
Segundo o líder, outra das iniciativas do BE baseia-se na reposição dos debates quinzenais “garantindo a fiscalização que a Assembleia da República (AR) pode e deve fazer ao Governo”.
"Esperamos que o PS não seja agora um rolo compressor desta necessidade de ar fresco que a Assembleia da República tem”, comentou Pedro Filipe Soares.
Recordou ainda a “brutalidade” da guerra na Ucrânia que se faz acompanhar por “redes tentaculares de oligarcas que se movem pelo mundo, baseando-se nos 'offshores', mas também nos direitos de ‘vistos gold’”. Como tal, defende que "Portugal deve seguir os mesmos exemplos que o Reino Unido e eliminar da sua legislação a possibilidade dos 'vistos gold'".
"Se o governo, de facto, não quer ser um rolo compressor da democracia está aqui uma boa forma de o demonstrar", concluiu.
Leia Também: "Quando os partidos têm problemas é assumi-los", diz Rui Tavares