Esta conferência, intitulada 'Não Passarão, o imperativo do combate aos extremismos de direita', que terá lugar a partir das 17:00, vai ser organizada em conjunto com o Next Left Fundação Europeia para os Estudos Progressistas (FEPS) e o Instituto Karl-Renner, tendo também uma intervenção do secretário-geral adjunto do PS, João Torres.
Segundo o PS, ao longo da sessão, estão também previstas comunicações de vários investigadores na área da ciência política, que irão apresentar resultados de estudos mais recentes relativos a esta matéria.
De acordo com o programa divulgado, a sessão de abertura terá intervenções da presidente da FEPS Portugal, Maria João Rodrigues, da secretária Nacional para as Relações Internacionais do PS, Jamila Madeira, seguindo-se o discurso de José Luís Zapatero.
Nesta conferência, haverá um painel dedicado aos extremismos de extrema-direita, suas causas fundamentais e apoios, no qual participam João Carvalho (Investigador Associado IUL-ISCTE), András Biró Nagy (diretor de Soluções Políticas - Hungria), András Biró Halikiopoulou (professor de Políticas Comparativas -- Universidade de Reading, Reino Unido), e Eunice Goes (professora de Políticas - Universidade Americana de Richmond (Reino Unido/Portugal).
Após a intervenção do presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva, realiza-se um painel sobre a agenda da Next-Left para combater os extremismos de direita com Tiago Fernandes (professor Associado IUL-ISCTE), Patrick Diamond (professor Catedrático de Polícias Públicas -- Universidade de Queen's Mary, Reino Unido), Anna Paczesniak (professora de Ciência Política, Wrocklaw University -- Polónia), e Eric Sundstom, (analista e estratega, Swedish Trade Union Confederation - Suécia).
A conferência encerra com as intervenções do secretário-geral Adjunto do PS, João Torres, e de Andreas Shieder, presidente do Programa de Investigação da FEPS- Next Left.
Na terça-feira, na sede nacional do PS, pelas 14:00, vai decorrer um lançamento do volume 13 do livro "Propostas progressistas num mundo em turbulência".
O PS assinala que o programa de pesquisa Next Left foi uma iniciativa criada em 2009 pela FEPS em cooperação com o Karl-Renner-Institut, com o objetivo de refletir sobre as eleições europeias desse ano, tendo evoluído para uma referência para políticos, académicos e especialistas no domínio da renovação da social-democracia na Europa.
Leia Também: Parlamento confirma debate de urgência sobre educação na 5.ª feira