A deputada do BE Mariana Mortágua vai apresentar a sua candidatura à liderança do partido na segunda-feira, de acordo com o que avança a RTP.
Segundo a estação televisiva, Mortágua é um nome consensual no partido para subir à liderança, devendo, por isso, suceder a Catarina Martins. O anúncio será feito em Lisboa.
Catarina Martins deixará então a liderança dos bloquistas na Convenção do Bloco de Esquerda, marcada para 27 e 28 de maio, onde as moções partidárias serão também votadas. A formalização desta sucessão deverá acontecer então nessa altura, dado que a deputada em questão é - pelo menos, até agora -, a única que deverá apresentar a candidatura para suceder a Catarina Martins.
Na última segunda-feira, Mariana Mortágua sublinhou a importância das moções bloquistas no seio do partido. "O BE é um partido em que as direções se fazem coletivamente em torno de moções políticas, elas são o centro de definição do BE e essas moções estão a ser elaboradas", referiu no seu espaço de comentário na SIC Notícias.
"O país assistiu às declarações de Catarina Martins e à comunicação da sua decisão. De resto, o que eu posso dizer é que o Bloco de Esquerda tem tempos e processos internos que têm de ser respeitados", comentou.
Catarina Martins anunciou, a 14 de fevereiro, que não se ia recandidatar à liderança dos bloquistas, "por razões políticas."
"É o momento para que a coordenação do Bloco seja assumida por outra pessoa", notou na altura a coordenadora do BE, justificando a sua decisão com a "instabilidade da maioria absoluta".
As reações à saída de Catarina Martins do cargo não demoraram a chegar, sendo a maioria uma palavra de "agradecimento" pelo trabalho desenvolvido.
[Notícia atualizada às 19h59]
Leia Também: Liderança do BE? "Ainda bem que existe pluralidade e oposição interna"