BE propõe vincular professores do ensino artístico especializado

O BE propôs hoje a abertura de um concurso extraordinário de vinculação de professores do ensino artístico especializado, um programa que abrange as escolas públicas António Arroio, em Lisboa, e Soares dos Reis, no Porto.

Notícia

© Blas Manuel

Lusa
12/07/2023 08:07 ‧ 12/07/2023 por Lusa

Política

Bloco de Esquerda

um projeto de lei muito simples para criar um programa especial de vinculação de docentes de técnicas especiais, que são os docentes das escolas artísticas António Arroio e Soares dos Reis. Docentes que são essenciais para o funcionamento destas escolas, altamente qualificados, mas que têm ficado de fora das sucessivas vinculações", explicou, em declarações à agência Lusa a deputada do BE Joana Mortágua.

De acordo com a bloquista, este processo "abrange poucos docentes" e poderia "resolver a precariedade nestas escolas" e destes professores em particular, sendo uma medida que "não tem qualquer contágio para outros setores da docência".

Em 2021, o BE apresentou um projeto de lei em que estes docentes estavam incluídos, mas este foi "parcialmente considerado inconstitucional" por tocar em áreas da competência do governo, ao obrigar o executivo a abrir um processo negocial para a aprovação de um regime específico de seleção e recrutamento dos docentes daquelas áreas.

"Mas, na verdade, a parte que deliberava sobre o concurso especial para vinculação destes docentes não foi considerado inconstitucional", referiu.

Para Joana Mortágua "não há razão" para que esta medida não possa ser retomada, sendo o objetivo do BE com esta iniciativa legislativa "que o Governo, no prazo de 30 dias, regulamente um concurso especial para vinculação extraordinária destes docentes".

Segundo o projeto de lei entregue no parlamento, pretende-se que "nos 30 dias subsequentes à publicação da presente lei" seja "aberto um concurso para a vinculação extraordinária de docentes das componentes técnico-artísticas do ensino artístico especializado para o exercício de funções nas áreas das artes visuais e dos audiovisuais, nos estabelecimentos públicos de ensino".

Esta tem sido uma das reivindicações dos sindicatos de professores nas greves que marcaram este ano letivo.

O Ministério da Educação chamou as organizações sindicais para uma reunião negocial na sexta-feira para discutir a situação dos docentes do ensino artístico especializado e alterações às habilitações próprias.

Leia Também: "Questionário para ministros era uma história para adormecer crianças"

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas