O líder da Iniciativa Liberal (IL), Rui Rocha, afirmou que o partido "apresentará, como sempre, a proposta mais ambiciosa de desagravamento do IRS" para o Orçamento do Estado para 2024.
Numa publicação, na rede social X (antigo Twitter), o liberal disse estar a "acompanhar com alguma curiosidade a disputa entre PS e PSD acerca das suas intenções de reduzir impostos sobre o trabalho", que considerou serem "propostas sem ambição" e "uns pequenos remendos".
"Percebo esse entusiasmo próprio de quem, mesmo sabendo dos sacrifícios que os portugueses fazem há muito tempo para enfrentar o custo de vida, só agora chegou a esta discussão. Entretanto, no momento certo, isto é, na discussão do Orçamento do Estado para 2024, a Iniciativa Liberal apresentará, como sempre, a proposta mais ambiciosa de desagravamento do IRS para todos os que querem subir na vida pelo seu trabalho", acrescentou.
Estou a acompanhar com alguma curiosidade a disputa entre PS e PSD acerca das suas intenções de reduzir impostos sobre o trabalho, apesar de avançarem propostas sem ambição que são uns pequenos remendos. E percebo esse entusiasmo próprio de quem, mesmo sabendo dos sacrifícios que…
— Rui Rocha (@ruirochaliberal) August 16, 2023
Sublinhe-se que o líder do PSD, Luís Montenegro, avançou, na segunda-feira, na Festa do Pontal, com um "programa global de reforma fiscal" do qual fazem parte "cinco medidas imediatas", entre as quais uma diminuição do IRS em 1.200 milhões de euros ainda este ano e o IRS Jovem até aos 35 anos.
O dirigente do PS Porfírio Silva reagiu, afirmando que "as ideias [do PSD] sobre fiscalidade são uma verdadeira cambalhota política".
Reagindo à proposta de Luís Montenegro de reduzir ainda em 2023 as taxas de IRS, Porfírio Silva reforçou que a "dimensão da cambalhota fiscal" que o social-democrata vem apresentar em nome do PSD é preocupante.
"De certo modo ainda é mais surpreendente a dimensão da cambalhota fiscal que o doutor Montenegro vem apresentar em nome deste PSD, isso é preocupante porque parece que levou a linha do PSD para algo de permanente inconstância, ziguezague, cata-vento político consoante as circunstâncias", sublinhou.
Leia Também: No Pontal, Montenegro alinhou as agulhas para o próximo ano