Eleições/Madeira. Sorteado boletim de voto com 11 partidos e 2 coligações

O sorteio da ordem no boletim de voto das 13 forças políticas que concorrem às eleições legislativas da Madeira, agendadas para 24 de setembro, decorreu hoje no Tribunal do Funchal, colocando o PTP em primeiro e a IL em último.

Notícia

© Global Imagens

Lusa
16/08/2023 15:42 ‧ 16/08/2023 por Lusa

Política

Eleições/Madeira

O prazo de entrega das candidaturas terminou na segunda-feira, tendo o Tribunal do Funchal recebido 13 listas, correspondendo a 11 partidos e duas coligações.

O sorteio colocou o Partido Trabalhista Português (PTP) em primeiro lugar boletim de voto, seguido de Juntos Pelo Povo (JPP), Bloco de Esquerda (BE), Partido Socialista (PS), Chega (CH), Reagir Incluir Integrar (RIR), Partido da Terra (MPT), Alternativa Democrática Nacional (ADN), Somos Madeira (coligação PSD/CDS-PP), Pessoas Animais Natureza (PAN), Livre (L), CDU -- Coligação Democrática Unitária (PCP/PEV) e Iniciativa Liberal (IL).

De acordo com a Comissão Nacional de Eleições (CNE), as candidaturas serão verificadas até quinta-feira, dispondo os candidatos até segunda-feira para suprir irregularidades processuais e substituir candidatos inelegíveis.

Em 28 de agosto terá de ser divulgada a relação completa de todas as listas admitidas.

O prazo de recurso para o Tribunal Constitucional da decisão do juiz decorre até dia 30, devendo as listas definitivamente admitidas ser afixadas até 04 de setembro.

O mapa-calendário da CNE estabelece a suspensão do recenseamento eleitoral entre 26 de julho e o dia das eleições.

A campanha eleitoral irá decorrer entre 10 e 22 de setembro.

O período para o voto antecipado, entre os quais estudantes no exterior e presos, está marcado para entre 14 e 19 de setembro, devendo ser requerido até dia 04.

As eleições para a Assembleia Legislativa da Madeira foram marcadas pelo Presidente da República em 05 de julho, depois de ouvir as forças políticas do arquipélago representadas no parlamento regional -- PSD, PS, CDS-PP, JPP e PCP.

As últimas eleições regionais realizaram-se em 22 de setembro de 2019.

Nesse ato eleitoral, num círculo eleitoral único, concorreram 16 partidos e uma coligação que disputaram os 47 lugares no parlamento madeirense: PSD, PS, CDS-PP, JPP, BE, Chega, IL, PAN, PDR, PTP, PNR, Aliança, Partido da Terra - MPT, PCTP/MRPP, PURP, RIR e CDU (PCP/PEV).

Numa região autónoma com 257.967 habitantes, votaram 143.190 eleitores.

O PSD perdeu, pela primeira vez, a maioria absoluta na Assembleia Legislativa Regional da Madeira, que detinha desde 1976, elegendo 21 deputados e formou um Governo de coligação com o CDS-PP (três deputados).

O PS elegeu 19 deputados, o JPP três e o PCP um.

Leia Também: Deputados vão poder votar à distância ou antecipadamente em alguns casos

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas