A líder do Bloco de Esquerda (BE), Mariana Mortágua, criticou, este domingo, as medidas de apoio aos jovens apresentadas pelo primeiro-ministro, António Costa, num encontro na Academia Socialista.
"Quando, há dias, o primeiro-ministro anunciou medidas para os jovens, toda a gente soube fazer as contas", começou por referir a bloquista, durante a sessão de encerramento do Fórum Socialismo, em Viseu.
"As propinas vão continuar a ser caras, mesmo que um dia venham a ser devolvidas a quem conseguir um emprego em Portugal. Haverá uma semana por ano nas pousadas da juventude, mesmo que depois não haja camas para albergar todos os jovens", acusou.
E acrescentou: "O IRS é grátis no primeiro ano, mesmo que o salário seja tão baixo que o imposto já seria muito pouco ou nada. Contas feitas, tudo é engolido num par de meses do aluguer de um quarto para um estudante que não tem garantido o direito à habitação".
Em causa, recorde-se, está uma promessa do Governo em devolver aos estudantes um ano de propinas pagas numa universidade pública do país nos primeiros anos de trabalho, além de alterações às regras do IRS Jovem.
Segundo António Costa, os passes de transporte público passarão a ser gratuitos para todas as crianças e jovens até aos 23 anos e quem concluir a escolaridade obrigatória "receberá um passe que permitirá ter uma semana na rede das pousadas de juventude e quatro bilhetes de viagem na CP para conhecer a diversidade e beleza do país".
Leia Também: Crise na habitação é "pandemia social", alerta Mariana Mortágua