O antigo dirigente do CDS-PP José Ribeiro e Castro criticou, na quarta-feira, o ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Sergei Lavrov.
Ribeiro e Castro partilhava uma notícia sobre as declarações de Lavrov nas Nações Unidas, esta semana, onde acusou o Ocidente - em especial a União Europeia - de se aliar ao regime "neonazi" da Ucrânia. "Os nazis vão poder passar à frente na fila de adesão à União Europeia", disse.
"Esta notícia [...] confirma que Sergei Lavrov se tornou num lunático desbragado e num fanático tolinho", acusa o antigo dirigente centrista, argumentando que "provoca muita vergonha alheia ver um ministro de Negócios Estrangeiros da Rússia agir como a fiel mascote de Putin".
Na mesma mensagem, publicada nas redes sociais, Ribeiro e Castro acusa Lavrov de "jogar no lixo o seu capital de experiência política e diplomática e debitar, no palco do Conselho de Segurança das Nações Unidas, este conjunto de alarvidades e patetices".
O Conselho de Segurança da ONU reuniu-se esta quarta-feira, no âmbito da 78.ª Assembleia Geral das Nações Unidas, para discutir a situação de guerra na Ucrânia espoletada pela invasão em grande escala levada a cabo pela Rússia. Na mesma reunião esteve o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, que aproveitou a ocasião para apresentar, novamente, alguns pontos da fórmula de paz promovida pelo seu executivo.
Leia Também: Blinken invoca "crimes" russos, Lavrov defende direito de veto