A comentadora Ana Gomes teme que a crise na habitação se agrave ainda mais e faça "deslaçar" a coesão social que já está bastante "afetada".
"Penso que isto resulta de, nesta matéria, haver promessas concretas do primeiro-ministro que, pura e simplesmente, até hoje, falharam. Não foram cumpridas e a situação agravou-se com várias das políticas, ou ausência delas, para se investir na habitação social", afirmou, no seu espaço de comentário na SIC Notícias.
Para a antiga eurodeputada, "tivemos políticas que deixaram tudo ao mercado" e, quando assim é, em regra, "os resultados são desastrosos".
"O Governo não se pode abstrair dos resultados já desastrosos que o pacote Mais Habitação já está a provocar", disse Ana Gomes, acrescentando que só no trimestre entre abril e junho, o número de contratos de arrendamento de casa diminuiu.
Concordando com Marcelo, asseverou ainda que este pacote é "poucochinho", e vai levar "muito tempo a ter resultados, se tiver resultados". "O Governo tem que disponibilizar imediatamente todos os edifícios públicos desocupados para habitação", atirou, justificando que só assim se impedem atitudes mais "extremadas" - lembrando, por exemplo, o ataque a uma imobiliária durante a manifestação.
De recordar que, durante o dia de sábado, milhares de manifestantes saíram às ruas para reivindicarem o direito à habitação e protestarem contra a crise que se sente em todo o país. O chefe de Estado 'reservou' uma surpresa para este sábado, ao anunciar que promulgou o pacote 'Mais Habitação'.
Leia Também: Habitação, o poema d'A Garota, Moedas. As críticas na noite dos Globos