Carneiro responde a PNS: "Os monólogos não são próprios das democracias"

Após José Luís Carneiro se mostrar disponível para debates públicos com os adversários na corrida à liderança do PS, Pedro Nuno Santos rejeitou a ideia e afirmou que os confrontos iriam "dar argumentos à Direita".

Notícia

© Horacio Villalobos/Corbis via Getty Images

Notícias ao Minuto
23/11/2023 22:19 ‧ 23/11/2023 por Notícias ao Minuto

Política

Partido Socialista

O candidato à liderança do Partido Socialista (PS) José Luís Carneiro criticou, esta quinta-feira, o adversário Pedro Nuno Santos por recusar participar em debates com os restantes candidatos, considerando que "os monólogos não são próprios das democracias".

O ainda ministro da Administração Interna mostrou as "provas" que demonstram que "o debate democrático pode ser mesmo útil para a afirmação do Partido Socialista", recordando algumas das últimas eleições do PS.

"Os monólogos não são próprios das democracias. O que é próprio das democracias é debatermos, refletirmos, apresentarmos propostas", disse aos jornalistas, acrescentando que o "Partido Socialista sairá mais forte se houver debate entre todos os candidatos".

"Peço ao Pedro Nuno [Santos] que reavalie a sua decisão. António Guterres disputou a liderança com Jorge Sampaio, ganhou e veio a ser primeiro-ministro. Há outro exemplo do José Sócrates que disputou com o nosso fundador Manuel Alegre, ganhou e foi primeiro-ministro. E depois António Costa com António José Seguro", acrescentou.

"Isto demonstra que o debate democrático fortalece a vida interna dos partidos. Fortalece a democracia", frisou.

Na quarta-feira, em entrevista à CNN Portugal, José Luís Carneiro manifestou-se disponível para debates públicos com os seus adversários na corrida ao cargo de secretário-geral do PS: Pedro Nuno Santos e Daniel Adrião.

Contudo, esta quinta-feira, o antigo ministro das Infraestruturas e da Habitação rejeitou a ideia, considerando que esses confrontos iriam "dar argumentos à Direita", alegando que já existem "muitos espaços" para discutir internamente.

Pedro Nuno nega debate com Carneiro. "Só serviria interesses" da Direita

Campanha de Pedro Nuno Santos considera que um possível debate poderia "dar argumentos à Direita" para atacar o partido nas eleições legislativas de 10 de março,

Andrea Pinto | 11:54 - 23/11/2023

"Nós temos muitos espaços para debater com os nossos camaradas, esse trabalho será feito pelas diversas candidaturas, temos entrevistas, temos a participação em encontros com militantes onde a comunicação social está... É mais do que suficiente", afirmou Pedro Nuno Santos.

As eleições diretas do Partido Socialista realizam-se entre os dias 15 e 16 de dezembro e o vencedor irá suceder a António Costa.

Leia Também: "Estar com PNS é também participar naquilo que o PS sempre foi"

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas