Luís Marques Mendes, comentador político e antigo dirigente do Partido Social Democrata (PSD), afirmou que "o Governo vai anunciar a questão do aeroporto [de Lisboa] nos próximos dias". Referia-se ao anúncio sobre a localização, no seu espaço habitual de comentário, na SIC.
"Este ritmo que começou esta semana, com as medidas sociais e da habitação, que também são sociais, é para continuar. O Governo decidiu acelerar o ritmo e, nos próximos dias, vai ser anunciada a localização do novo aeroporto", assegurou.
No mesmo espaço, Marques Mendes considerou que a questão mais "importante" é saber qual será a decisão sobre o local da estrutura aeroportuária. "Tenho para mim, ao que apurei, que a decisão é o campo de tiro de Alcochete. Ou seja, é seguir com a proposta da Comissão Técnica Independente (CTI)", revelou, acrescentando que, "numa primeira fase", o plano será ter Alcochete+Portela, "para depois se evoluir para a solução seguinte".
"A decisão ainda não está formalmente tomada, mas está materialmente tomada", concluiu, admitindo que haverá contestações à decisão. "Qualquer que fosse, seria sempre controversa e polémica", frisou.
"Goste-se ou não se goste da decisão, é um momento histórico"
Para Marques Mendes, PS e PSD "não têm condições nenhumas para, agora, fazer diferente do que propôs a Comissão Técnica Independente", porque foram eles que "há um ano e meio atrás acordaram na constituição" dessa mesma comissão.
"Goste-se ou não se goste da decisão, concorde-se ou não com ela, é um momento histórico, porque há imenso tempo que se espera uma decisão. Depois, se será definitiva, ou não, veremos no futuro. Mas as pessoas estão cansadas de tantos debates, discussões e estudos sobre esta matéria e tem de haver uma decisão", continuou Luís Marques Mendes.
O comentador político apontou para depois a análise de "quanto custa, quem vai pagar, como vai ser a revisão do contrato com a ANA, problemas ambientais, riscos sísmicos".
Recorde-se que a CTI publicou no dia 11 de março o relatório final da avaliação ambiental estratégica do novo aeroporto, mantendo a recomendação de uma solução única em Alcochete ou Vendas Novas.
O PSD decidiu constituir um grupo de trabalho interno para analisar a localização do novo aeroporto de Lisboa, depois de ter acordado com o PS a constituição de uma CTI para fazer a avaliação ambiental estratégica.
O presidente social-democrata, Luís Montenegro, garantiu, antes de ser eleito, que a decisão seria tomada "nos primeiros dias" de Governo.
[Notícia atualizada às 22h20]
Leia Também: Preventiva para deputado guineense detido em Lisboa com 13 kg de cocaína