Ana Gomes considerou, este domingo, que o Governo "parece" ter começado a governar, depois de perceber que "o balanço" do seu primeiro mês em funções era "muito mau" e assente numa estratégia de "vitimização".
"Acho que o Governo esta semana parece que começou a governar, mesmo no fim da semana", começou por dizer Ana Gomes, no seu espaço de comentário na SIC Notícias, numa referência ao facto de Executivo liderado por Luís Montenegro ter vindo anunciar novas medidas, nomeadamente destinadas a beneficiar alguns pensionistas.
"Acho que o Governo quis finalmente fazer isso porque percebeu que, ao fim de 30 dias, de facto, o balanço era muito mau. Era um Governo, como eles diziam, de combate, de despedimentos, com consequências desastrosas (...) Ainda por cima sem substituir as pessoas", criticou a antiga diplomata, numa referência às exonerações na Santa Casa de Lisboa e à saída de Fernando Araújo da Direção Executiva do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Para Ana Gomes ou "o Governo assume que é por razões políticas que tem determinadas escolhas ou então, se vem evocar supostas justas causas, tem de as explicar muito bem".
A antiga candidata presidencial destacou também a importância de o Executivo começar a negociar, "em particular" com o Partido Socialista (PS). "Há quem até diga que, no fundo, se estão a encarar, até pela estratégia de vitimização que têm utilizado", frisou.
Nesta senda, deixou críticas ao ministro das Finanças, Joaquim Miranda Sarmento, pelas suas recentes declarações sobre as contas públicas, que "podem ter consequências" na nossa imagem externa do país.
"É perigoso", completou.
Leia Também: Aeroporto? Governo anuncia localização "nos próximos dias". "É Alcochete"