O porta-voz do Livre, Rui Tavares, considerou que o ex-primeiro-ministro António Costa é uma escolha "bastante evidente" para a presidência do Conselho Europeu.
"É muito importante ter alguém no Conselho Europeu alguém que saiba encontrar consensos, que tenha uma grande capacidade de diálogo e que saiba gerir os equilíbrios das famílias políticas europeias", declarou Rui Tavares num espaço de comentário na SIC Notícias.
Neste sentido, na opinião do líder do Livre, "António Costa é uma escolha bastante evidente para a presidência do Conselho Europeu", cujo papel é "fundamental".
De recordar que o ex-primeiro-ministro, António Costa, já reúne consenso das famílias políticas europeias para ser presidente do Conselho Europeu, segundo avançou o jornal Politico. Em simultâneo, os nomes de Ursula von der Leyen e Kaja Kallas foram também aceites para os restantes cargos de topo em Bruxelas.
Os seis líderes da União Europeia (UE) responsáveis pela negociação concordaram que Costa deverá ocupar o cargo mais alto no Conselho Europeu, ao passo que a alemã Ursula von der Leyen deverá presidir a Comissão Europeia e a estoniana Kaja Kallas deve liderar o serviço de política externa da comunidade.
O próximo passo passará por uma reunião de líderes da União Europeia em Bruxelas, marcada para quinta-feira, onde os nomes serão apresentados aos chefes de Estado e de governo, para serem oficialmente aprovados.
Leia Também: Costa no Conselho Europeu? "É uma alegria se se confirmar"