Nas últimas eleições para a Assembleia da República, que se realizaram no ano passado, o PS e o Chega obtiveram um deputado cada pelo círculo da Europa, enquanto a Aliança Democrática (AD), e o Chega obtiveram um deputado cada pelo círculo Fora da Europa.
Para o sufrágio de 18 de maio existem 36 candidaturas -- 18 para a Europa e 18 para Fora da Europa.
A AD escolheu o atual ministro da Agricultura e Pescas, José Manuel Ferreira Fernandes, para cabeça de lista pela Europa, tendo como número dois Carlos Alberto Gonçalves, enquanto o atual secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Cesário, é o cabeça de lista da AD (coligação PSD/CDS) para Fora da Europa.
O PS aposta na conselheira das comunidades Maria Emília Ribeiro para cabeça de lista pela Europa, deixando assim de fora o "veterano" Paulo Pisco, enquanto Vitor Silva encabeça a lista dos socialistas para Fora da Europa.
Entre os 18 partidos que apresentam candidatos ao círculo da Europa, o Chega -- que nas eleições anteriores elegeu José Dias Fernandes -- volta a apresentar o mesmo candidato, o BE escolheu maria Teresa Soares e a CDU Joana de Abreu Carvalho. A IL optou por Ana Luísa Flora Moura e o Livre por Ana Mafalda Bernardino.
Pelo círculo Fora da Europa, o Chega insiste em Manuel Magno Alves como cabeça de lista, o BE escolheu Ana Isabel da Silva, a CDU Ana Isabel Oliveira, a IL Christian Hohn e o Livre Samuel Semedo.
Estão recenseados nestas regiões 1.584.499 eleitores: 947.984 pela Europa e 636.515 por Fora da Europa.
Em relação ao sufrágio do ano passado, registou-se um aumento de 10.673 eleitores pela Europa e 27.079 por Fora da Europa.
Nos boletins de voto para a Europa e Fora da Europa o partido em primeiro lugar é o Ergue-te, seguido do Livre e do Juntos pelo Povo e os restantes 15 partidos e organizações.O voto no estrangeiro para as eleições legislativas é efetuado presencialmente ou por via postal.
Leia Também: Eleitores com 13 opções de voto no círculo de Viseu