Numa altura em que falta menos de um mês para as próximas eleições legislativas, que se realizam a 18 de maio, fique a conhecer as propostas de cada um dos partidos com assento parlamentar para temas centrais, como a imigração e a Inteligência Artificial, e prioritários, como a Habitação e a Saúde.
Da Esquerda à Direita, perceba as diferenças nas propostas dos vários partidos para responder aos problemas do país.
Habitação
A habitação volta a ser um dos temas centrais dos programas eleitorais dos partidos para as próximas eleições legislativas. As propostas para aumentar o número de casas disponíveis são, no entanto, diferentes: a esquerda defende mais intervenção do Estado, através do controlo das rendas, e a direita apresenta mais propostas destinadas aos senhorios.
Consulte as propostas aqui.
Saúde
Com a saúde como tema prioritário nos programas eleitorais, os partidos com assento parlamentar focam-se no aumento da remuneração dos profissionais, com a esquerda a ir mais longe para fixar médicos no Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Consulte as propostas aqui.
Imigração
As autoridades portuguesas estimam em 1,6 milhões o número de estrangeiros residentes em Portugal em 2024, com um aumento significativo nos últimos anos que é refletido nos programas eleitorais dos partidos.
Consulte as propostas aqui.
Inteligência Artificial
São vários os partidos que avançam com propostas para regular o uso da Inteligência Artificial.
Consulte-as aqui.
Justiça
Por fim, a área da Justiça volta a apresentar várias propostas de alteração, com alguns partidos a defender que a Direção-Geral de Reinserção e Serviços Prisionais (DGRSP) deve voltar a estar dividida - serviços prisionais, de um lado, e a reinserção, do outro.
Consulte as propostas aqui.
Leia Também: Um guia para as Legislativas de 18 de maio (em 13 perguntas e respostas)