Dez partidos terão de pagar por irregularidades

Os donativos recebidos pelo PS e PSD foram considerados pelo Tribunal Constitucional de "anormalmente" baixos e é por isso, que os partidos estão agora a ser multados por "irregularidades".

Notícia

©

Notícias Ao Minuto
11/03/2015 08:26 ‧ 11/03/2015 por Notícias Ao Minuto

Política

Donativos

Dez partidos vão ter de pagar mais de 60 mil euros ao Tribunal Constitucional por “irregularidades e ilegalidades” nas contas de 2011, adianta o Diário de Notícias.

No entanto, a situação mais preocupante tem a ver com os donativos, isto depois de uma análise às candidaturas de Pedro Passos Coelho e José Sócrates ter sinalizado uma redução significativa dos valores doados.

O Partido Socialista passou de 448 mil euros de donativos em 2005 para 28 mil euros em 2011. Já no PSD, a queda foi maior, de 352 mil euros em 2005 para 5.875 euros em 2009 e apenas 160 euros em 2011.

O Tribunal Constitucional descreveu as contas dos dois partidos, considerando que “os donativos recebidos durante a campanha ou não foram registados ou poderão estar a ser contabilizados no partido e não na campanha”.

“Este procedimento, a confirmar-se, não seria adequado e que visaria maximizar a subvenção do Estado”, conta uma fonte ao Diário de Notícias, que refere ainda que o valor era “anormalmente reduzido”.

A Entidade das Contas e dos Financiamentos Partidários (ECFP) suspeita ainda que os partidos estavam a declarar os donativos nas contas anuais dos partidos de forma a receberem mais dinheiro do Estado.

No entanto, esta ideia já foi contrariada pelo mandatário do PSD na campanha, José Matos Rosa, afirma que “a crise financeira fez que existissem menos donativos”.

Já o PS indica que os donativos foram menores porque “foram de apenas alguns militantes”. “Optámos por pedir um empréstimo bancário e não pedir às pessoas”, conta o mandatário do PS, Ramos Preto.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas