O PSD, através do seu novo líder parlamentar – Hugo Soares –, pediu ao presidente da Assembleia da República que convoque a comissão permanente para debater, com urgência, a lista de mortos do incêndio de Pedrógão Grande.
Para o PCP, esta decisão “percebe-se mal”, uma vez que está “agendada para a próxima quinta-feira uma reunião com a ministra da Administração Interna” durante a qual haverá oportunidade para “obter esclarecimentos por parte do Governo”.
O deputado comunista António Filipe considerou mesmo, esta terça-feira na Assembleia da República, que o que o “PSD está a demonstrar é que quer utilizar, lamentavelmente, a questão das vítimas para fazer chicana política”, acusando ainda os sociais-democratas de “quererem instrumentalizar esta situação para obterem dividendos político-partidários”.
Quanto ao facto de a lista oficial do número de mortos do incêndio estar em segredo de justiça, António Filipe ressalvou que “não é uma questão sobre a qual temos que nos pronunciar”, pois é uma questão que “tem que ver com o funcionamento da Justiça”.
“A decisão [de colocar um processo em segredo de justiça] é do Ministério Púbico e o Parlamento não tem qualquer possibilidade de intervenção”, rematou.