Santos Pereira, já terá recebido a confirmação de que os seus dias de Governo estão a chegar ao fim. Segundo a SIC Notícias, foi o próprio primeiro-ministro a transmitir a informação ao governante, ontem à tarde na residência oficial do primeiro-ministro, em São Bento.
A remodelação do Executivo e a consequente 'queda' de Santos Pereira surgem na decisão de Cavaco Silva não convocar eleições e passar ao plano B, de manter Passos no poder, após o não entendimento do PSD, CDS e PS.
É de esperar que o novo Governo seja o mesmo que o primeiro-ministro apresentou ao Presidente da República há duas semanas, e que Cavaco não aceitou de imediato. Se assim for, o único novo cargo que já se conhece é o do líder do CDS, parceiro de coligação do PSD, que passará a ter as super-competências de coordenar as políticas económicas, ser o interlocutor com a troika e ainda a reforma do Estado. Ou seja, Paulo Portas passará a ser o vice-primeiro-ministro.
Sobre os restantes novos membros do Executivo pouco se sabe e muito se especula, sendo que os nomes mais referidos são o de Pires de Lima, do CDS, para a pasta da Economia, informação que sai reforçada com esta notícia de que Passos já terá informado Santos Pereira sobre a sua saída, o vice-presidente do PSD Moreira da Silva ficaria com o Ambiente e o embaixador em Washington Nuno Brito assumiria o lugar deixado vago por Paulo Portas no ministério dos Negócios Estrangeiros.