O Modelo de Linguagem Grande (LLM) "vai ser realizado por meio de aplicações industriais", disse Sandy Xu Ran, que foi recentemente nomeada chefe-executiva da JD.com, durante a apresentação do ChatRhino LLM.
O ChatRhino, designado "Yanxi", em chinês, oferece soluções direcionadas para uma variedade de setores, incluindo venda a retalho, logística, finanças e saúde.
Os LLM são algoritmos que podem reconhecer, resumir, traduzir, prever e gerar conteúdo, recorrendo a grande quantidade de dados.
"A grande evolução do modelo da JD alinha-se com a nossa busca incansável por tecnologia", disse Xu.
A incursão da empresa com sede em Pequim em modelos de inteligência artificial reflete o forte interesse da indústria tecnológica chinesa em reduzir a lacuna com os Estados Unidos na construção de serviços semelhantes ao ChatGPT.
Após a OpenAI ter lançado o ChatGPT, em novembro, as grandes empresas chinesas de tecnologia acorreram a desenvolver modelos semelhantes, com Pequim a depositar esperanças no desenvolvimento da IA para impulsionar a produtividade industrial e fomentar o crescimento da segunda maior economia do mundo.
Baidu, Alibaba Group Holding, Tencent Holdings e Huawei Technologies lançaram, este ano, as respetivas aplicações LLM para adoção mais ampla em vários setores.
Embora o treino da LLM da JD.com tenha começado em 2021, os executivos da empresa revelaram que a empresa decidiu contra o seu lançamento antecipado, para que vá além da mera capacidade para dialogar ou desenhar imagens mediante solicitação.
"Precisávamos de usar o grande modelo [de linguagem] para criar valor para a indústria (...) em vez de servir só para dialogar ou desenhar coisas", disse Cao Peng, presidente do comité de tecnologia da JD.com e presidente da JD Cloud.
Num vídeo pré-gravado divulgado durante a apresentação, um funcionário da JD.com mostrou como uma ferramenta automatizada do ChatRhino, a AI Growth Marketing, foi usada pela empresa para transformar um conceito para promover uma marca numa campanha completa de 'marketing', com o seu próprio portal 'online', no espaço de apenas alguns minutos.
Sem a ajuda da IA, o mesmo processo levaria até duas semanas para ser concluído e exigiria uma estreita colaboração entre profissionais de marketing, designers e programadores, de acordo com o funcionário da JD.com.
A JD.com apresentou também um LLM baseado no ChatRhino específico para a unidade JD Health da empresa, visando serviços de telemedicina.
Leia Também: Inteligência artificial da Google chega hoje a Portugal