Os astronautas Butch Wilmore e Suni Williams da NASA chegaram à Estação Espacial Internacional em junho deste ano na cápsula Starliner da Boening para uma missão que deveria durar apenas alguns dias.
Depois de vários problemas com a cápsula, foi decidido que a dupla só regressará à Terra no começo de 2025 com a missão Crew-9 da SpaceX, um adiamento que coloca, naturalmente, alguns obstáculos à vida civil de Wilmore e Williams.
Um desses obstáculos é votar nas eleições presidenciais dos EUA do próximo mês de novembro, uma altura em que (originalmente) os dois astronautas já estariam em ‘terra firme’. No entanto, uma lei aprovada em 1997 no estado do Texas vai permitir que Wilmore e Williams cumpram este dever cívico a partir do Espaço.
“É um dever muito importante que temos como cidadãos e estou ansiosa por poder votar a partir do Espaço, o que é muito bom”, fez saber Williams numa conferência em setembro.
Wilmore também garantiu que participará nas eleições presidenciais, conta a CNN. “Enviei hoje o meu pedido de votação. É um papel muito importante que todos nós desempenhamos como cidadãos sermos incluídos nestas eleições e a NASA torna isso muito fácil para nós”, explicou Wilmore.
Leia Também: Vídeo da NASA capta dimensão (assustadora) do furacão Milton