Estudo: Quase todos os estudantes universitários no Reino Unido usam IA

As universidades britânicas foram alertadas para testarem os trabalhos dos estudantes, depois de uma investigação ter revelado que quase todos os alunos de licenciatura recorrem à inteligência artificial (IA) para os estudos, avança hoje a EFE.

Notícia

© Shutterstock

Lusa
26/02/2025 10:56 ‧ há 4 horas por Lusa

Tech

Inteligência Artificial

Um inquérito realizado a 1.000 estudantes, tanto britânicos como estrangeiros, revelou um "aumento explosivo" na utilização de ferramentas de inteligência artificial generativa (GenIA), nos últimos 12 meses.

 

Dos inquiridos, 88% admitiram utilizar ferramentas como o ChatGPT nas suas avaliações, contra 53% no ano anterior, mas a percentagem de utilização de qualquer ferramenta de IA foi de 92% nos últimos 12 meses, face aos 66% registados no ano anterior, segundo o relatório do Higher Education Policy Institute e da Kortext.

O autor do relatório, Josh Freeman, afirmou que uma mudança tão drástica de comportamento em apenas doze meses não tem precedentes, salienta a agência EFE.

"As universidades devem tomar nota: a IA generativa veio para ficar. Todas as avaliações devem ser revistas para ver se podem ser facilmente concluídas usando IA. Isso exigirá iniciativas de formação arrojadas sobre o poder e o potencial da IA generativa", referiu Freeman à agência espanhola.

Segundo o estudo, os estudantes universitários admitem utilizar a GenIA para explicar conceitos, resumir artigos e sugerir ideias de investigação.

A GenIA é uma categoria de IA projetada para criar conteúdo original, capaz de gerar texto ou imagens.

Leia Também: Novo modelo de IA da Anthropic pode responder rapidamente ou pensar

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas