A cerimónia anual, este ano apresentada pelo ator Adam DeVine, incluiu, pela primeira vez, a introdução de prémios de televisão e aboliu a distinção de género.
A edição 2017 dos MTV Movie & TV Awards, que anteriormente se chamavam apenas MTV Movie Awards, destacou o 'A Bela e o Monstro' e Emma Watson venceu a categoria de Melhor Intérprete num Filme, pela personagem Bela.
Assim, 'Strangers Things' conquistou a categoria de Série do Ano e Millie Bobby Brown venceu o prémio de Melhor Intérprete numa Série, pelo seu papel na série de Matt Duffer e Ross Duffer.
Por seu lado, Jeffrey Dean Morgan venceu o prémio de Melhor Vilão, pela personagem de Negan em 'The Walking Dead', enquanto Taraji P. Henson venceu a categoria de Melhor Herói com o desempenho no filme 'Elementos Secretos'.
O prémio de Melhor Dupla foi entregue a Hugh Jackman e a Dafne Keen pelas suas interpretações no filme 'Logan', de James Mangold.
O filme 'Moonlight', que venceu o Óscar de Melhor Filme, arrecadou desta vez o prémio de Melhor Beijo, contracenado por Ashton Sanders e Jharrel Jerome.
'Elementos Secretos', de Theodore Melfi, venceu o galardão de Melhor Luta Contra o Sistema, enquanto a série 'This is Us' arrecadou o prémio de Momento Emotivo ('tearjerker').
Daniel Kaluuya, ator britânico que participou no filme 'Foge', recebeu o prémio de Próxima Geração ('Next Generation').
Já Trevor Noah do 'The Daily Show' venceu o prémio de Melhor Apresentador de TV, categoria disputada com Ellen DeGeneres, John Oliver, RuPaul e Samantha Bee.
Por seu lado, o concurso de TV 'RuPaul's Drag Race' ganhou a categoria de Melhor Programa de Competição e a série 'Blackish' venceu o galardão de Melhor História Americana.
O ator Lil Rel Howery destacou-se na categoria de Melhor Interpretação Cómica, pelo papel desempenhado em 'Foge', filme que contou com seis nomeações.
O documentário '13th', de Ava DuVernay, ganhou o prémio de Melhor Documentário, e o filme 'Grease', versão ao vivo, venceu a categoria de Melhor Momento Musical com a música 'You're The One I Want'.