A convite da ELEVEN e da Ligue 1, o Desporto ao Minuto rumou a França, onde no segundo dia de viagem tivemos a oportunidade de conhecer aquele que é, atualmente, o maior centro de treinos de futebol do país.
Após termos conhecido cada canto do Parque dos Príncipes, a casa do PSG, a fasquia estava alta, mas as instalações do Stade de Reims, ainda assim, conseguiram surpreender-nos.
Foram investidos mais de oito milhões de euros num projeto de grande comprometimento com o futuro do clube. O Stade de Reims começou a utilizar o seu 'quartel-general' na temporada 2014/2015, numa clara aposta de formar jovens e obter no futuro a glória outrora alcançada - seis títulos foram conquistados nas épocas 48/49, 52/53, 54/55, 57/58, 59/60, 61/62 .
Com 25 hectares de terreno disponível, o centro de treinos do Stade de Reims conta com 15 campos de futebol, uma escola no seu interior, ginásio, zonas de recuperação e salas médicas. No fundo, tudo aquilo de que os atletas precisam para poder crescer como futebolistas e pessoas, que é também uma das preocupações do clube.
A título de exemplo, foi-nos explicado que apenas no último ano de escolaridade, os jovens ficam em regime de internato. Nos restantes, o clube faz questão que os seus jogadores possam crescer com acesso ao que qualquer jovem da idade deles deve ter.
No que diz respeito à utilização dos campos, existe uma particularidade também. Consoante a idade aumenta, os jovens passam a competir num campo mais próximo ao da equipa principal. Além disso, houve outro aspeto que também ele foi pensado: é que todos os jovens para poder treinar têm de passar pelo campo da equipa principal. O objetivo do clube é que os jovens mantenham o foco de representar a equipa principal nas suas carreiras.
Na fotogaleria acima poderá ver alguns dos locais que visitámos neste centro de treinos, com particular destaque para a sala do presidente, para o balneário da equipa principal do Stade de Reims e também para uma frase que pudemos observar no ginásio da formação francesa. "Os fortes não são aqueles que vencem, mas aqueles que nunca desistem após uma derrota". Sabe de quem é? De... Cristiano Ronaldo. Ora veja!