O Tondela empatou nesta quarta-feira com o Mafra por 1-1. Com este resultado, associado à vitória por 3-0 na primeira mão da eliminatória, os beirões garantiram a passagem à final da Taça de Portugal.
A primeira parte foi uma surpresa para quem adivinhava superioridade do emblema da I Liga. Foi mesmo o conjunto mafrense que se superiorizou e se abeirou, numa primeira instância, do golo.
O Tondela foi acompanhando o ritmo do adversário e chegou a ameaçar o fim da novela da eliminatória. Não fosse a grande defesa de Miguel Santos ao livre de Salvador Agra e a meia-final estaria decidida.
Pouco depois, foi a vez do Mafra se aproximar da baliza de Niasse com perigo. De tanta vez que ameaçou, acabou por chegar ao golo, já em cima do intervalo. Num canto batido para o centro da grande área, Pedro Pacheco subiu ao primeiro andar e colocar a bola na baliza. O Municipal de Mafra foi à loucura, o jogo estava no comando dos mafrenses e a eliminatória descomplicou-se.
A segunda parte começou com grande penalidade para os mafrenses. A defesa do Tondela abordou o lance forma errada e o árbitro não hesitou. Na marca do castigo máximo, Pedro Lucas foi anulado pelo gigante guarda-redes dos beirões.
O Mafra via que era possível, acreditava na reviravolta na eliminatória, mas a bola não queria entrar na baliza. As mais 'escandalosas' foram na casa dos 70 minutos, quando um cabeceamento já na pequena área esbarrou no poste, aos 88 minutos, quando Niasse se aplicou para uma defesa de puro instinto. Oportunidades não faltaram aos mafrenses, apenas maior assertividade, e diz o ditado que, 'quem não marca, sofre'. Contra a corrente do jogo, Boselli empatou o jogo e enterrou qualquer mínima esperança dos adversários.
Por isso mesmo, quem carimbou a passagem à final da Taça de Portugal foi o Tondela. Será uma presença histórica para o clube das beiras, que vai estrear nesta fase da prova.
Onzes iniciais
Mafra: Miguel Santos; Pedro Pacheco, Pedro Barcelos, Inácio Miguel; Tomás Domingos, Matheus Oliveira, Lucas Marques, Aparício, Francis Cann; Rodrigo Martins, Pedro Lucas.
Tondela: Babacar Niasse; Hernando, Ricardo Alves, Eduardo Quaresma; Tiago Almeida, Pedro Augusto, João Pedro, Tiago Dantas, Neto Borges; Salvador Agra, Dadashov.
Antevisão
O Mafra vai receber nesta quarta-feira o Tondela na segunda mão da Taça de Portugal. Os beirões vêm do primeiro duelo com vantagem de três golos sobre os mafrenses, podendo estar a eliminatória mais próximo de uma decisão final.
Contudo, muito pode acontecer. Na verdade, muito mudou desde o último encontro. Enquanto o Mafra desceu de rendimento na II Liga, o Tondela reaproximou-se da zona de despromoção da I Liga e mudou de treinador, sendo agora orientado por Nuno Campos.
O momento dos dois conjuntos não difere tanto, vindo ambos de duas derrotas nos respetivos campeonatos. O Mafra perdeu frente a Desp. Chaves e Farense, enquanto o Tondela foi derrotado por Sporting e Moreirense. A reta final da temporada tem sido algo ingrata para ambos os emblemas, estando os dois a quebrar em campo numa altura decisiva da época.
A decisão final entre mafrenses e beirões está marcada para as 20h15 desta quarta-feira, no Estádio Municipal de Mafra, e poderá acompanhar as incidências dessa partida aqui no Desporto ao Minuto.
Leia Também: Nuno Campos quer retirar "esperança" ao Mafra de chegar à final da Taça