O Sporting não atravessa o melhor dos momentos na temporada. Os leões já tinham recuperado da última sequência de trambolhões, mas voltaram a tropeçar, desta vez na Liga dos Campeões por duas vezes seguidas, bem como na Taça de Portugal.
Numa altura em que a equipa luta para voltar à sua melhor versão, o calendário vai apertar e exigir mais. A próxima sequência de jogos poderá ser determinante para as ambições do leão na temporada.
Em 'futebolês', o Sporting vai ter seis 'finais' até à interrupção das provas de clubes para se jogar o Mundial de seleções. Até lá, os leões sabem que podem, das duas, uma: ou garantir a continuidade na Liga dos Campeões e na corrida pela I Liga, ou deitar tudo por terra.
Regresso ao covil para lamber as feridas e atacar de novo
Nesta época, o Sporting tem sido mais azarado fora de portas. Primeiro em Braga, depois no Dragão, a seguir no Bessa e em Marselha e, por último em Barcelos contra o Varzim.
Derrota frente ao Boavista foi a último do Sporting na I Liga© Getty Images
Em Alvalade, mesmo perante a pressão dos adeptos, que tem crescido de mão dada com a contestação, o Sporting vai tentar dar a volta por cima à situação frente ao Casa Pia. Em caso de vitória, e numa jornada que fica marcada por um Clássico no Dragão, o conjunto verde e branco pode reduzir a desvantagem para o líder para seis pontos, relançando-se na luta pelo título nacional à 10.ª jornada.
Liga dos Campeões passou a ser dor de cabeça
A participação do Sporting na Liga milionária estava a ser deliciosa até aparecer o Marseille. As grandes vitórias contra Eintracht Frankfurt e Tottenham foram abafadas pelos dois desaires contra os franceses, que atiraram os leões do topo do grupo D para o terceiro lugar.
Vitória por 2-0 frente ao Tottenham adivinhou uma grande passagem pela Liga dos Campeões© Getty Images
A passagem à próxima fase da Liga dos Campeões está em perigo, algo que não previa quando o Sporting tinha duas vitórias, cinco golos marcados e nem um único sofrido contra as melhores equipas do grupo, na teoria.
Já com o 'fantasma' do Marseille longe, o Sporting vai defrontar o Tottenham e, depois, o Eintracht Frankfurt, procurando repetir a sorte que teve contra essas equipas.
Mais uma dose de I Liga antes do Mundial
Depois do Casa Pia, seguem-se Arouca, Vitória SC e Famalicão. Serão estes os adversários do Sporting até à pausa para a prova de seleções.
Na época passada, na Serra da Freita, o leão passou entre os pingos da chuva numa exibição pouco satisfatória. A vitória por 2-1 roubou as atenções. Melhor correu a receção ao Vitória SC, que acabou em triunfo curto, mas suficicente, por 1-0.
Famalicão tem sido osso mais duro de roer para o Sporting na I Liga© Getty Images
Já as idas a Famalicão têm deixado um sabor amargo na bola do leão. A tentar desde 2019 vencer na casa dos minhotos, o Sporting nunca foi além de empates e um derrota. Na época passada, terminou empatado a um golo.
Posto isto, o calendário dos leões revela-se mesmo de elevada exigência. Um passo em falso e tanto I Liga como Liga dos Campeões podem ficar muito mais longe.
Leia Também: Ex-administrador da SAD leonina acusa Varandas de "fazer a cama" a Amorim