O príncipe herdeiro e primeiro-ministro da Arábia Saudita, Mohammed bin Salman, anunciou esta segunda-feira o lançamento de um projeto de investimento do sector privado nos clubes desportivos, com a adjudicação de contratos a empresas a iniciar-se no último trimestre deste ano, numa altura em que se espera que várias estrelas do futebol se juntem às equipas sauditas.
"O projeto tem duas componentes principais. A primeira envolve a aprovação de empresas e organizações do sector público para investir em clubes desportivos, com montantes de investimento correspondentes ao valor de cada clube. A segunda componente envolve a privatização dos clubes desportivos a partir do último trimestre de 2023", de acordo com as informações divulgadas pela agência oficial saudita SPA.
Este projeto baseia-se em "fomentar oportunidades de investimento e um ambiente de investimento atrativo no setor desportivo; impulsionar o profissionalismo e a sustentabilidade financeira dos clubes desportivos; bem como melhorar a competitividade e as infra-estruturas dos clubes", pode ler-se.
A agência afirmou que a privatização visa "acelerar o progresso numa série de desportos em todo o reino, aumentando ainda mais a participação, fornecendo instalações de última geração, aumentando a competição e desenvolvendo futuros campeões".
Para já, grandes clubes como Al Hilal, Al Nassr, onde milita Cristiano Ronaldo, e Al Ittihad estão quase prontos para esta fase inicial, uma vez que os relatórios dos comités especializados já deram luz verde à operação.
Leia Também: Acordo fechado. Benzema reencontra Cristiano Ronaldo na Arábia Saudita