A oficialização da continuidade de Nicolás Otamendi ao serviço do Benfica aconteceu na passada sexta-feira, tendo deixado muitos adeptos a suspirar de alívio, mas a verdade é que 'nem tudo são rosas' para a gestão do plantel às ordens de Roger Schmidt.
Em final de contrato, o central argentino viu o seu futuro ser apontado a outras paragens e alguns companheiros de posição terão pensado na hipótese de vingarem na equipa principal do Benfica, uma vez que a saída do capitão abriria imediatamente uma vaga no eixo da defesa.
Nicolás Otamendi acabou com as dúvidas, garantiu aos adeptos que iriam continuar a "sonhar juntos" e, considerando que António Silva continuará a fazer dupla com o argentino, há quatro nomes no plantel que veem as suas expectativas a serem, de certa forma, deterioradas. Lucas Veríssimo, Morato, João Victor e Tomás Araújo integram um lote de problemas para o Benfica, uns para continuar, outro(s) para sair.
Veríssimo e Morato assistiram de 'cadeirinha'
Por culpa de uma lesão grave, Lucas Veríssimo nunca conseguiu ser a opção mais regular de todas na segunda temporada - também não o tinha sido na primeira -, mas à terceira época terá mesmo recuperado tarde demais - apenas no passado mês de setembro - para se intrometer na dupla António Silva-Nicolás Otamendi. O brasileiro de 27 anos praticamente nunca saiu do banco e ainda viu o colega Morato jogar por mais ocasiões.
O central ex-Santos - que já foi apontado ao Corinthians - disputou apenas seis partidas pela equipa orientada por Roger Schmidt, enquanto o ex-São Paulo atingiu a marca dos 20 jogos, 15 das quais na condição de titular, sobretudo antes da ascensão de António Silva, que rapidamente agarrou o lugar.
A dupla de centrais brasileiros apenas conseguiu cruzar-se em campo num duelo particular do Benfica, frente ao Sevilla (0-1), numa altura em que decorria o Mundial'2022 no Qatar, algo que, por si só, mostra o tempo que tiveram de esperar numa época em que assistiram a maior parte dos feitos da equipa... a partir do banco.
Substitutos brasileiros da dupla luso-argentina só se cruzaram em campo num jogo amigável.© Getty Images
João Victor e Tomás Araújo sem nova oportunidade?
O elevado número de centrais nos quadros do Benfica criou os habituais 'problemas' de excedentários e, nesse sentido, Tomás Araújo e João Víctor não escaparam ao 'refúgio' do empréstimo, o primeiro desde o verão, ao Gil Vicente, e o segundo desde o inverno, ao Nantes.
Ambos estão de regresso e Roger Schmidt até já esclareceu que, tal como Tiago Gouveia, que esteve emprestado ao Estoril, também Tomás Aráujo terá uma oportunidade na equipa principal dos encarnados. Porém, a continuidade de Otamendi entre as principais opções do treinador alemão pode baralhar todas as contas.
Restará agora perceber se há algum central que possa ser vendido a título definitivo ou se o Benfica vai recorrer novamente a processo(s) de empréstimo(s) para aliviar o número de concorrentes diretos pela mesma posição. Será o português novamente sacrificado? A ver vamos...
Defesa português esteve emprestado ao Gil Vicente durante toda a época.© Getty Images
Leia Também: Otamendi dirige-se aos adeptos do Benfica: "Continuamos a sonhar juntos"
Leia Também: Oficial: Otamendi acaba com as dúvidas e renova com o Benfica
Leia Também: Os três clubes que Otamendi recusou para continuar no Benfica