FC Porto e Gil Vicente defrontam-se, este sábado, no Estádio do Dragão, a partir das 20h30, num duelo relativo à 6.ª jornada da I Liga.
Os dragões chegam a esta ronda após vencerem o Shakhtar, na jornada inaugural da Champions, por 3-1, e simultaneamente no comando do campeonato nacional, com 10 pontos, na companhia de Sporting e Boavista.
Por sua vez, os gilistas seguem na nona posição, com seis pontos, fruto de dois triunfos e três derrotas, não tendo somado qualquer ponto fora de Barcelos.
No Estádio do Dragão, os azuis e brancos apresentam forte vantagem nos duelos contra o conjunto minhoto, com 25 vitórias em 27 jogos. A equipa gilista soma apenas um triunfo, curiosamente, alcançado na temporada transata.
Treinadores em discurso direto
Sérgio Conceição
O que espera deste Gil Vicente? "O Vítor [Campelos] tem feito um trajeto interessante. Trabalhou comigo no Vitória, sei da capacidade e qualidade dele, da equipa técnica e, principalmente, de todos os jogadores que compõem o plantel do Gil Vicente. Tem sido um jogo historicamente difícil para nós em casa, nos últimos dois anos não conseguimos ganhar. É a prova de que nos espera um jogo com dificuldades, mas cabe-nos perceber qual é a dinâmica da equipa, os seus pontos fortes, e estarmos atentos. Tendo o mesmo respeito pelo Gil que tivemos com o Shakhtar, porque a preparação é feita da mesma forma. E queremos ganhar, estamos sempre a trabalhar à procura disso. Vai ser exatamente a mesma coisa."
O FC Porto vem de uma vitória moralizadora, mas perdeu mais um jogador por lesão, o Zaidu... "Está fora deste jogo e vai estar fora nas próximas semanas. Teve uma lesão muscular. Infelizmente, temos tido alguns problemas e não com lesões musculares. O Marcano e o Evanilson tiveram lesões nos joelhos. Mas temos de ter soluções, esta ausência não muda o plano de jogo, temos outros jogadores que podem fazer a posição. Mas obviamente que o treinador quer ter toda a gente disponível, sabendo que estas situações acontecem durante a época."
A vitória e exibição na Champions podem marcar uma mudança nos processos da equipa: "Sinceramente, não é a exibição que nos dá a confiança, ela é adquirida aqui diariamente, com trabalho. Depois, os resultados podem ou não acontecer como queremos. Mas essa confiança, essa dinâmica de perceber os momentos do jogo vai-se adquirindo com a evolução que vamos tendo, cada jogador na sua posição e nós como equipa. Depende também da estratégia definida em função do adversário, porque nenhuma equipa olha só para dentro e nós fazemos isso com o máximo respeito. Mas o importante é perceber que o trabalho é concentrado no que somos e no que queremos como equipa. A exibição com o Shakhtar foi natural para quem conhece estes jogadores e a história deste clube na Liga dos Campeões, ainda que o símbolo não jogue. São os jogadores que têm de ir lá para dentro e ter andamento para pôr em prática as ideias de jogo, para que surja o tal resultado positivo, associando-lhe uma boa exibição, como aconteceu na Alemanha."
Vítor Campelos
Análise ao encontro: "Temos de estar atentos em todos os momentos do jogo, com e sem bola. Queremos ser um Gil Vicente ao melhor nível, com foco, mas também com confiança no que queremos e sabemos fazer. Esperamos fazer um bom jogo e se possível ficar com os três pontos".
Elogios ao rival: "O FC Porto é sempre um adversário forte, mesmo havendo períodos em que pode não estar como gostaria. Ainda no jogo da Liga dos Campeões venceu de forma convincente e com qualidade".
Ter bola no Dragão: "Sabemos que vamos defrontar um adversário que gosta de pressionar, de ter o controlo do jogo. Queremos contrariar isso e, se tivermos mais bola, vamos criar problemas. A ideia é essa".
Últimos onzes
FC Porto: Diogo Costa, João Mário, Pepe, David Carmo, Zaidu Sanusi, Stephen Eustaquio, Alan Varela, André Franco, Iván Jaime, Wenderson Galeno, Mehdi Taremi.
Gil Vicente: Andrew Silva, Zé Carlos, Gabriel Pereira, Rúben Fernandes, Leonardo Buta, Maxime Dominguez, Martim Neto, Murilo Souza, Pedro Tiba, Félix Correia, Depú.
Últimos resultados
FC Porto: V-V-E-V-V
Gil Vicente: V-D-D-D-V
Ausências
FC Porto: Danny Namaso, Evanilson, Marcano, Gabriel Veron e Zaidu.
Gil Vicente: Roan Wilson.
Leia Também: Vítor Campelos quer Gil Vicente "ao melhor nível" para bater FC Porto