Isabel dos Santos sai da estrutura acionista do EuroBic
Banco aponta que a "decisão de saída é definitiva e irá concretizar-se o mais brevemente possível".
© Getty Images
Economia Luanda Leaks
A empresária angolana Isabel dos Santos saiu da estrutura acionista do EuroBic, avança a instituição em comunicado enviado às redações. Isabel dos Santos era acionista de 42,5% do banco, detendo a maior 'fatia' entre os detentores de participações sociais.
Numa nota com cinco pontos, o EuroBic aponta que "no quadro das diligências que têm vindo a ser promovidas pelo Conselho de Administração" com vista a "salvaguardar a confiança na instituição", informa que "a Eng.ª Isabel dos Santos tomou a decisão de saída da estrutura acionista do EuroBic".
No segundo ponto, é explicado que "a operação de alienação da sua participação foi já iniciada, a qual, face à existência de interessados, tem assegurada a sua concretização a muito breve prazo, sujeita, nos termos da lei, à prévia autorização das autoridades competentes".
Uma vez que "tal decisão de saída é definitiva e irá concretizar-se o mais brevemente possível, a acionista renunciou desde já e em definitivo ao exercício dos seus direitos de voto", é ainda referido. Também os administradores "não executivos que exercem funções na estrutura de gestão do Universo da Eng.ª Isabel dos Santos apresentaram a renúncia aos seus cargos no EuroBic com efeitos imediatos".
O Banco de Portugal teve "conhecimento prévio" de todas estas decisões.
Recorde-se que esta terça-feira e na sequência da divulgação dos Luanda Leaks, o EuroBic tinha decidido "encerrar a relação comercial" com a empresária angolana e "entidades" por ela controladas.
Já esta quarta-feira, Isabel dos Santos foi constituída arguida por alegada má gestão e desvio de fundos durante a passagem pela petrolífera estatal Sonangol, anunciou a Procuradoria-Geral da República de Angola.
[Notícia atualizada às 18h58]
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com