Grande parte das empresas recorreu ao lay-off simplificado, o programa do Governo de combate à Covid-19, mas quanto às restantes medidas apresentadas pelo Executivo, como as moratórias dos créditos ou o acesso a linhas de crédito, apenas uma percentagem muito reduzida das empresas já beneficiou.
"Uma percentagem significativa de empresas já recorreu ao layoff simplificado. Relativamente a outras medidas de apoio público recentemente implementadas, apenas uma percentagem muito pequena das empresas já beneficiou destas medidas mas existe uma percentagem mais elevada que pretende beneficiar", pode ler-se no relatório.
E mais: "uma parcela significativa das empresas não prevê recorrer a cada uma das medidas consideradas individualmente (excluindo o layoff simplificado)", de acordo com as conclusões do inquérito.
Acesso das empresas às medidas anunciadas pelo Governo© Reprodução do Inquérito Rápido e Excecional às Empresas – COVID-19
Porém, mais de metade das empresas (54%) já beneficiou ou planeia beneficiar da suspensão do pagamento de obrigações fiscais e contributivas, uma das medidas apresentadas pelo Governo.