O Governo aprovou, esta quinta-feira, em sede de Conselho de Ministros, a redução do IVA das máscaras e dos desinfetantes para 6%, tal como o primeiro-ministro, António Costa, tinha anunciado na Assembleia da República.
Faltava ainda perceber qual seria o IVA que seria agora aplicado a estes produtos de combate à Covid-19, informação confirmada há momentos pela ministra de Estado e da Presidência, Mariana Vieira da Silva, na conferência de imprensa do Conselho de Ministros.
A redução do IVA aplicado a estes produtos tinha sido anunciada pelo primeiro-ministro, que aceitou uma sugestão deixada pelo líder do principal partido da oposição, Rui Rio.
O presidente do PSD tinha proposto a redução do IVA de 23% para 6% em produtos que considera essenciais no combate e prevenção da Covid-19, como máscaras de proteção individual, gel e suplementos para reforçar o sistema imunitário.
A Direção-Geral da Saúde (DGS) recomenda o uso de máscaras não cirúrgicas em espaços interiores fechados e com elevado número de pessoas, como supermercados e transportes públicos.
Em direto: Conferência de imprensa do Conselho de Ministros https://t.co/iD3fvflZ6I
— República Portuguesa (@govpt) April 23, 2020