O programa Adaptar Social + foi reforçado em nove milhões de euros, sendo que agora ascende a 19 milhões de euros, de acordo com uma portaria publicada em Diário da República.
"Com este reforço o Adaptar + Social chegará aos 19 milhões de euros e permitirá que cerca de 2.900 respostas sociais possam preparar-se para o combate e prevenção da pandemia que atravessamos, nomeadamente através da compra de equipamento de proteção individual e de outros materiais de prevenção do contágio da Covid-19", refere o Ministério do Trabalho, em comunicado.
O Programa Adaptar Social +, recorde-se, apoia a aquisição de equipamentos de proteção individual para utilização pelos trabalhadores e utentes - como máscaras, luvas ou viseiras -, a instalação de equipamentos de higienização, de dispensa automática de desinfetantes ou a aquisição de aparelhos de medição de pressão arterial, termómetros e oxímetros.
"Será também apoiada a reorganização e adaptação de locais e dos 'layout' de espaços às orientações de prevenção, nomeadamente alterações de circuitos e criação de áreas de contingência. Este programa também abrange a instalação de equipamentos que garantam o distanciamento físico, como divisórias", sublinha a tutela.
Em setembro, a ministra do Trabalho anunciou que cerca de 1.200 instituições aderiram ao Programa Adaptar Social +, que apoia financeiramente a implementação de medidas de prevenção contra a disseminação de Covid-19.