A CP - Comboios de Portugal vai lançar na terça-feira, dia 14 de dezembro, o concurso para aquisição de 117 automotoras, aquela que foi considerada pelo ministro das Infraestruturas, Pedro Nuno Santos, como a "maior compra de sempre de comboios".
De acordo com uma nota de agenda enviada às redações, a cerimónia vai realizar-se no Parque Oficinal de Guifões, por volta das 15h30, e contará com a presença do ministro Pedro Nuno Santos.
O decreto-lei que prevê a aquisição de 117 unidades automotoras elétricas para a CP foi publicado, em julho, em Diário da República e prevê que esta compra ascenda a 819 milhões de euros, naquela que será a "maior compra de sempre de comboios".
Os encargos financeiros "são satisfeitos com recurso a fundos europeus, com, pelo menos, o montante de 617 000 000 euros, devendo o conselho de administração da CP instruir os procedimentos necessários para obter financiamento ao abrigo de programas operacionais de fundos europeus, a estabelecer no âmbito do Quadro Financeiro Plurianual 2021-2027", revela ainda a portaria.
O restante será pago pela taxa de carbono: "Estabelecer que a comparticipação nacional dos encargos previstos no n.º 1 são assegurados integralmente através de verbas do Fundo Ambiental, mediante receitas provenientes da taxa de carbono sobre as viagens aéreas, marítimas e fluviais."
Leia Também: Leroy Merlin dá voucher de Natal no valor de 100 euros a cada colaborador