Empréstimos? "As pessoas devem preparar-se para uma subida dos juros"
Álvaro Santos Pereira, que atualmente é diretor do Departamento de Estudos Sobre os Países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE), alerta que as pessoas devem preparar-se para uma subida dos juros dos empréstimos.
© Reuters
Economia Álvaro Santos Pereira
O antigo ministro da Economia e Emprego Álvaro Santos Pereira considerou, na segunda-feira, em entrevista à SIC Notícias, que os tempos económicos atuais são "desafiantes" e alerta que as pessoas devem estar preparadas para uma subida dos juros dos empréstimos nos próximos meses.
"Ao nível da política monetária, as pessoas devem preparar-se para uma subida dos juros. A OCDE está a prever, para a União Europeia (UE), que os juros do Banco Central Europeu (BCE) cheguem, pelo menos, a 4%. As pessoas têm que se preparar para esta situação", disse Álvaro Santos Pereira, que atualmente é diretor do Departamento de Estudos Sobre os Países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE).
Álvaro Santos Pereira explica que "estamos com um decréscimo muito grande ao nível do crescimento económico e estamos também com um aumento do nível geral dos preços em vários países, o que levou a que os bancos centrais começassem a agir".
Por este motivo, acredita que é "fundamental controlar a inflação o mais rapidamente possível, porque o rendimento real das famílias está a diminuir".
Nas previsões económicas intercalares, divulgadas também na segunda-feira, a OCDE alertou para o impacto da Guerra na Ucrânia no mercado da energia e nas pressões inflacionistas, nomeadamente através das sanções impostas à Rússia.
A organização recorda que os preços do gás e eletricidade já estão elevados, mas adverte que podem aumentar ainda mais no caso de haver escassez na Europa, assinalando que tal pode ocorrer se fornecimentos alternativos não se concretizarem na medida do esperado ou se a procura por gás for excecionalmente alta devido a um inverno frio.
Leia Também: O que fazer para receber o 'cheque' de 125€ que será pago já em outubro
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com