A duração do subsídio de desemprego depende da idade que tiver e do número de meses com descontos, desde a última vez que esteve desempregado com direito a subsídio, de acordo com um guia prático da Segurança Social sobre o tema.
"Para a contagem dos meses com descontos conta, além do tempo que trabalhou com contrato ou a recibos verdes, o tempo em que esteve a receber subsídio de doença ou subsídios no âmbito da proteção na parentalidade, concedidos após o fim do período de concessão das prestações devidas pela última situação de desemprego", é ainda referido.
Contudo, "não conta o tempo que esteve a receber subsídio de desemprego".
Durante quanto tempo se recebe o subsídio de desemprego?
Duração do subsídio de desemprego© Reprodução do 'Guia Prático' da Segurança Social
A DECO Proteste alerta, contudo, que a "duração poderá, no entanto, ser diferente da descrita na tabela: na primeira situação de desemprego a partir de 1 de abril de 2012, o beneficiário terá direito ao tempo previsto na lei anterior se, àquela data, fosse mais favorável".
A partir de quando se recebe?
De acordo com a Segurança Social, recebe-se "desde o dia em que pede o subsídio", sendo que "no caso dos ex-pensionistas de invalidez, a partir do dia 1 do mês seguinte àquele em que lhe foi comunicada a decisão de aptidão para o trabalho".
Leia Também: Acumular salário com subsídio de desemprego? Como funciona em 5 questões