O café é indispensável para que se 'sobreviva' ao dia a dia, mas com o calor que se sente no pico do verão, nem todos suportam as elevadas temperaturas com que o pequeno expresso é servido. Para estes, o café com gelo parece ser a melhor opção, mas há ciência por detrás deste pedido que evita que se estrague a famosa bebida.
Segundo Pere Monserrat, responsável pela empresa 'Baristas Barcelona', onde se formam especialistas em café, são seis os erros mais comummente vistos quando se serve um café com gelo, e a culpa nem sempre é do barista. Se é dos que leva o café bem a sério, saiba o que ter em conta e o que evitar na hora de juntas o Expresso ao gelo.
1. Pedir um café longo: Se normalmente pede um café longo, nem pensará em fazê-lo de forma diferente quando o bebe com gelo, contudo, o resultado será um café demasiado aguado. Opte por um curto ou café duplo, caso o vá juntar com gelo.
2. Não pedir o gelo à parte: Se o café lhe chegar à mesa já misturado com o gelo, vai esfriar e tornar-se mais aguado de forma muit rápido. Pelo contrário, ao garantir que é o próprio quem faz a mistura, mantém o café quente até ao momento em que o toma.
3. Não pedir um copo pequeno: Dizem os especialistas que o tamanho de copo ideal para se tomar um café com gelo é um de capacidade de 150ml, o que equivale a uma chávena de café com leite
4. Colocar o açúcar no gelo: O açúcar não se dissolve bem no frio, logo, é totalmente desaconselhado que deite o açúcar no copo já com o gelo. Se sentir que o açúcar é imprescindível, tempere o café ainda na chávena quente.
5. Pedir um café demasiado tostado: Os cafés mais suaves são os mais indicados para beber com gelo. No caso de tostados, a mistura vai saber a queimado.
6. Não pedir palhinha: A mistura de café com gelo deve ser bebida por uma palhinha curta, dizem os especialistas. É assim que evita que as pedras de gelo sensibilizem demasiado os lábios.