Mostra de vinho rosé conta com 20 produtores nacionais em Cantanhede

O Pink Wine Fest, uma mostra de rosés da região de Coimbra, vai decorrer no dia 11 de março, no Museu da Pedra, em Cantanhede.

Notícia

© Shutterstock

Lusa
28/02/2023 14:50 ‧ 28/02/2023 por Lusa

Lifestyle

Vinhos

"O Pink Wine Fest é a primeira mostra do país, no segmento dos vinhos rosés", disse hoje na conferência de imprensa de apresentação do evento, a presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, Helena Teodósio.

A iniciativa esteve agendada para 2020, no âmbito da Região Europeia da Gastronomia, mas não se realizou devido à pandemia provocada pela Covid-19.

A abertura da mostra será pelas 15 horas do dia 11 de março, seguindo-se um momento de animação musical, às 15:15.

O programa prevê uma prova comentada de vinhos rosados, pela jornalista e crítica de vinhos Valéria Zeferino, às 16:30.

Leia Também: Top 10 Vinhos Portugueses. Madeira, Açores, Dão e Almeirim distinguidos

Para as 18 horas está previsto mais um momento de animação musical, com o Quarteto de Saxofones, da Filarmónica Marialva De Cantanhede.

"O que se pretende é fazer de Cantanhede um palco de promoção dos vinhos da região, com um certame que queremos que faça parte da agenda dos grandes eventos nacionais de vinho e enoturismo", sublinhou a autarca.

O Pink Wine Fest, de entrada livre, vai contar com 20 produtores oriundos dos concelhos integrantes da região de Coimbra e de mais cinco municípios convidados, do distrito de Aveiro/Águeda, Anadia, Oliveira do Bairro, Vagos e Aveiro.

O vereador da Câmara Municipal de Cantanhede, Adérito Machado, afirmou que esta iniciativa "é para ter continuidade", sendo que aquilo que se pretende é aumentar o número de produtores, na próxima edição. No certame será também possível degustar alguns produtos regionais.

"A nossa ideia é, a partir de uma riqueza, de uma diversidade singular do nosso território, podermos verdadeiramente construir o produto que é o enoturismo", frisou, na sua intervenção, o presidente da Turismo Centro de Portugal, Pedro Machado.

O presidente da Comunidade Intermunicipal (CIM) da Região de Coimbra, Emílio Torrão, aproveitou a ocasião para referir que fez questão que Cantanhede fosse protagonista deste evento.

"Estes eventos ligados ao vinho estão sempre a acontecer em Lisboa e no Porto e, dificilmente, têm lugar noutras regiões do país, por isso, também nos queremos afirmar nos grandes eventos ligados ao vinho", concluiu, Emílio Torrão.

A iniciativa é organizada pela Câmara Municipal de Cantanhede, no distrito de Coimbra, em parceria com a CIM da Região de Coimbra, a Comissão Vitivinícola da Bairrada e a Turismo Centro de Portugal.

Leia Também: Como saber se o vinho que abriu está estragado ou não

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas