Ter um sono de qualidade é importante e existe mais uma razão que o motiva. De acordo com um novo estudo, disponibilizado na BMJ Open Respiratory Research, uma revista científica, dormir mal é capaz de duplicar o risco de asma, entre adultos.
Aliás, as "nossas evidências mostram que tanto o sono como os fatores genéticos desempenham um papel importante no risco de asma", afirma Fuzhong Xue da Universidade de Shandong, o líder do estudo, em comunicado.
Leia Também: Será que dormir engorda? Saiba o que diz um médico
Trata-se de uma investigação que envolveu, no total, mais de 400 mil britânicos, com idades entre os 38 e os 73 anos. Dados que foram recolhidos entre 2006 e 2010.
Assim, os investigadores concluíram que, em certos indivíduos, combinar a privação de sono com uma suscetibilidade genética alta duplica o risco desta condição.
Mais especificamente, um padrão de sono mau aumentou o risco de asma em 55%, um resultado semelhante ao que está associado com o risco de suscetibilidade genética, diz a equipa.
Também concluíram que um padrão de "sono saudável pode reduzir o risco de asma em indivíduos com alta suscetibilidade genética em 37%".
Os investigadores não conseguiram justificar esta associação, mas teorizam que não dormir como deve ser, consegue danificar as vias aéreas e causar inflamação.
Leia Também: Devia estar a dormir com meias mais vezes. Saiba porquê