Pode parecer uma tarefa simples. Entrar no duche, molhar o cabelo, colocar champô e passar novamente por água. Esta é a rotina de muitas pessoas, mas no meio deste processo poderão existir alguns erros que não se dá conta.
O jornal Liverpool Echo lavou com a especialista Nicole Petty para conhecer os principais erros que está a fazer ao lavar o cabelo. Saiba tudo.
Lavar cabelos emaranhados
Se o fizer, pode levar à queda e a outro tipo de problemas. O melhor é escovar antes de lavá-lo. "A lavagem acaba por ser menos dolorosa, mas também faz com que faça menos puxões que podem danificar a raiz", conta Nicole Petty.
Leia Também: Dicas infalíveis para os cabelos finos ficarem mais densos (e bonitos!)
Não usar champô
Um método que começou a ganhar seguidores através do TikTok, mas pode trazer alguns problemas. "É importante lavá-lo e hidratá-lo para evitar a queda e com que fique menos saudável. A quantidade de champô deve ser idêntica à de uma moeda. Aplique-o e massaje o cabelo durante três minutos antes de retirar com água."
Usa os produtos errados
Pode estar a usar produtos para outro tipo de cabelo, o que acaba por danificá-lo. "Cabelos secos beneficiam com óleos nutritivos, como de coco. Já os oleosos podem ficar melhores com produtos à base de alecrim e chá."
Passar o cabelo por água muito quente
Pode ser benéfica ao ajudar o cabelo a absorver certo tipo de produtos, mas também acaba por retirar os óleos naturais. "Pode levar a comichão, a cabelos finos, secos e quebradiços. O ideal é usar água morna, de forma a que o cabelo mantenha a humidade."
Lavar o cabelo demasiado
É preciso lavá-lo com frequência, mas existem algumas pessoas que o fazem em demasia. “A lavagem excessiva acaba por retirar os óleos naturais do cabelo e por o deixar ainda mais seco. Pode diminuir o brilho. Deve ser lavado entre duas a três vezes por semana.”
Leia Também: Boas noites de sono podem impedir a queda de cabelo. Saiba tudo