Como cuidar de um manjerico? Pedimos dicas (fáceis) à 'Tripeirinha'

Sofia Manuel ensina todos os cuidados a ter com esta planta para fazê-la durar.

Notícia

© Shutterstock

Ana Rita Rebelo
13/06/2024 08:04 ‧ 13/06/2024 por Ana Rita Rebelo

Lifestyle

Santos Populares

Foi ao arraial, trouxe um manjerico consigo, mas não sabe como tratar dele? Nada de desesperar! Esta planta aromática, ícone dos Santos Populares, é sensível e exige alguns cuidados, mas é possível mantê-la fresca e viçosa.

Sofia Manuel, mais conhecida por 'A Tripeirinha', começa por explicar ao Lifestyle ao Minuto que "o manjerico gosta de sol". Aliás, "sem sol não vive. Começa a definhar, ou seja, não consegue fazer a fotossíntese de que necessita". Como tal, deve colocá-lo num local da casa onde haja muita luz, sobretudo matinal ou ao final do dia. Já "o sol do meio-dia é de evitar, porque já é bastante agressivo e pode acabar por queimar o manjerico", avisa.

Leia Também: Há um local em casa onde deve ter um ramo de alecrim (não é na cozinha)

Quanto à teoria de que devemos colocar um prato com água debaixo do vaso, para ajudar a manter a humidade nas horas de maior calor e evitar que a terra seque, Sofia esclarece que se trata de uma "mentira". "Antigamente, colocavam-se os manjericos no exterior, onde existe vento que, por sua vez, ajuda a secar a água. Ora, dentro das nossas casas isso não acontece e se tivermos sempre água no prato, o substrato vai empapar, não chega oxigénio às raízes e o manjerico vai apodrecer", explica, alertando que "a planta fica com um aspeto seco, o que nos leva a colocar mais água no substrato, mas, no fundo, só estamos a fazer pior". "O manjerico simplesmente não consegue beber água porque as raízes já apodreceram." Notícias ao Minuto Sofia Manuel© Pedro Rodrigo Aquino Vaz da Mota Marques  
Para saber quando deve regar o manjerico, basta tocar na superfície do substrato com um dedo. "Se está seco, é hora de regar. O manjerico é daquelas plantas que não tolera que toda a terra fique seca. Se a primeira camada secar, já consegue chegar oxigénio e já podemos regar novamente."

A 'Tripeirinha' conta ainda que prefere vasos de plástico aos de barro, porque "ajudam a manter a humidade durante mais tempo". "Já o vaso de barro é mais poroso, o que faz com que o substrato seque rapidamente e o manjerico é que sofre", diz. Para não destoar da decoração da casa, uma das dicas que Sofia mais sugere é colocar o vaso de plástico com o manjerico no interior de um vaso de barro.

Leia Também: Esta planta afasta as temidas baratas e deixa a casa perfumada

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas