"É uma doença metabólica crónica, que pode ter várias causas e que resulta de várias alterações fisiopatológicas que conduzem à elevação permanente da glicemia." É desta forma que a rede de saúde CUF designa a diabetes. Medir a glicemia torna-se um importante passo diário para os doentes. Quais as melhores alturas do dia para fazê-lo?
Ao 'website' HealthShots, o endocrinologista Piyush Lodha explica quais os momentos ideais. Revela que tal pode variar dependendo do tipo de diabetes. Por exemplo, para quem tem diabetes tipo 1 ou 2, são várias as alturas ao longo do dia.
Leia Também: Estudo revela o que deve comer para reduzir o risco de diabetes
Em jejum, logo de manhã, é um deles. "[A medição] deve ser feita antes do pequeno-almoço para avaliar quão controlados estão os níveis de açúcar durante a noite." Depois, uma a duas horas depois das refeições deverá ser feita nova avaliação.
Também antes das refeições poderá ser importante para controlar doses de insulina ou os medicamentos. Se praticar exercício físico, deve ainda medir antes e depois do treino. Por fim, antes de dormir, é outro momento recomendado pelo especialista.
Já no caso da diabetes gestacional, que ocorre nas mulheres durante a gravidez, também de manhã, em jejum, é fundamental. Uma hora depois das refeições é outro dos momentos que aconselha. Por fim, antes de se deitar. "Ajuda a controlar os níveis de açúcar durante a noite."
Leia Também: Dormir bem tem muitos benefícios (e pode reduzir o risco de diabetes)