O tradicional chá de camomila tem inúmeros benefícios realmente importantes para o organismo, mas que não são conhecidos de todos. Além de ser reconhecido pelas suas propriedades calmantes e de conter minerais e vitaminas essenciais, crê-se que ajude a reduzir os níveis de colesterol no sangue e é um bom aliado na prevenção de doenças cardíacas. Como apontam estudos anteriores, os flavonóides presentes na bebida têm ainda uma ação anti-inflamatória e anticancerígena.
Leia Também: Há um fruto seco com mais proteína do que o ovo. Costuma comprar?
Os especialistas da Harvard Health, citados pelo jornal Daily Express, afirmam que "o chá de camomila é mais do que apenas uma bebida calmante para se consumir antes de dormir". "A camomila contém uma variedade de fitoquímicos bioativos, nomeadamente flavonóides, que funcionam como antioxidantes. Contém também pequenas quantidades de minerais e vitaminas, como o potássio, o cálcio, o caroteno e o folato, entre outros nutrientes", realçam, acrescentando que várias investigações sugerem diversos benefícios associados à camomila, "incluindo um menor risco de morte por doença cardíaca, apoio ao sistema imunitário e possível proteção contra alguns cancros".
Um desses estudos, publicado na Molecular Medicine Reports, associou os flavonóides presentes no chá de camomila a uma melhor saúde cardiovascular. Outro, publicado no Journal of Endocrinological Investigation, concluiu que o chá de camomila ajudou a baixar os níveis de 'mau' colesterol, um fator de risco relevante das doenças cardiovasculares em doentes com diabetes tipo 2.
Leia Também: O (popular) condimento que dispara o metabolismo e ajuda a perder peso