A alimentação pode provocar ou agravar a queda de cabelo
Sente que o seu cabelo cai muito ultimamente? Sim, pode ser da estação, mas também da sua alimentação.
© iStock
Lifestyle Cabelo
Sabia que a carência de certos nutrientes ou a alimentação desequilibrada podem ser a causa da sua queda de cabelo?
O Lifestyle ao Minuto falou com a Dra. Ana Leonor Perdigão, nutricionista da Nestlé Portugal, sobre o cabelo e a nutrição. Já lhe revelamos os nutrientes mais amigos do cabelo, agora falamos-lhe de como a alimentação que faz pode estar na origem da queda de cabelo.
Ana Leonor Perdigão explica que uma alimentação desequilibrada, com carências de qualquer um dos nutrientes ‘amigos’ do cabelo pode estar na origem de problemas com a saúde do cabelo.
Desta que uma ingestão insuficiente de carnes e pescado, produtos hortícolas, principalmente de cor verde escura e alimentos vegetais ricos em ácidos gordos como por exemplo frutos secos e sementes reflete-se na saúde e consequentemente na beleza do cabelo.
A fragilidade ou maior intensidade de queda de cabelo é multifatorial: stress e cansaço, alterações hormonais como por exemplo o pós-parto, alimentação desequilibrada, alguns medicamentos, etc.
As alterações climáticas são também uma dessas causas uma vez que o crescimento e a queda do cabelo dependem das variações do ciclo de cada folículo e estas são influenciadas pela variação da luz solar. Uma elevada percentagem de pessoas (cerca de 70%) apresentam um aumento do número de cabelos que caem durante os meses de outono essencialmente por esse motivo.
Nesses momentos o ideal é fazer um reforço nutricional dos nutrientes que contribuem para a saúde do cabelo – vitaminas D e E, ómega 3, zinco, proteínas e ferro -, através de uma alimentação correta e da ingestão de suplementos alimentares, que ajude à renovação do cabelo para repor mais rapidamente os cabelos que caem.
Aconselha tratamentos para o cabelo com máscaras feitas de alimentos?
O cabelo também absorve nutrientes por contacto e por isso pode ser mais uma forma de ajudar à boa saúde do cabelo. No entanto, essa nunca será uma forma suficiente de garantir os nutrientes de que ele necessita, como tecido vivo que é, para se manter nutrido e saudável.
Por exemplo, os suplementos alimentares, destinados à fixação e crescimento capilar, também podem ser um bom complemento a estas máscaras.
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com