Da obesidade às alergias. Como ter um animal melhora a saúde das crianças

Estudo revela que ter um patudo pode beneficiar a saúde da criança a curto, médio e longo prazo.

Notícia

© iStock

Daniela Costa Teixeira
14/04/2017 21:24 ‧ 14/04/2017 por Daniela Costa Teixeira

Lifestyle

Estudo

Um estudo da Universidade de Alberta, no Canadá, sugere que ter um animal durante a gravidez pode melhorar a saúde do bebé no futuro, sendo esta ligação mais notória no caso da presença de cães no seio familiar.

Conta o site Science of Us que os investigadores notaram que a presença de animais de estimação durante a gestação faz com que os bebés nasçam com maiores níveis de bactérias intestinais que combatem a obesidade e as alergias, duas condições que podem comprometer seriamente a saúde e o bem-estar a curto, médio e longo prazo.

O estudo teve por base a análise de 746 crianças e respetivas mães, sendo que 45,2% não tinha animais de estimação, 8% teve animais apenas durante a gravidez e 46,8% tinha animais antes, durante e depois da gestação.

A presença de um animal apenas durante ou antes, durante e depois da gestação mostrou ser benéfica para a saúde das crianças, sendo os cães os verdadeiros heróis, visto que estavam presentes em 70% dos casos em que se verificou um melhor microbioma por parte das crianças.

Dizem os investigadores que a exposição às bactérias dos animais desde cedo faz com que o sistema imunitário das crianças fique mais reforçado e capaz de fazer frente a alguns dos principais causadores de doenças.Esta conclusão segue a linha de pensamento de uma outra já realizada e que sugere que a presença de animais reduz o risco de asma nas crianças.

Esta não é, porém, a primeira vez que a ciência mostra os benefícios de ter um animal de estimação. Aliás, os animais conseguem mesmo contribuir para a inteligência emocional dos mais novos.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas