Já está concluído o poço vertical de 60 metros paralelo ao buraco onde Julen caiu, avança o Diario Sur. Os trabalhos de perfuração deste poço demoraram 55 horas, um tempo muito superior ao inicialmente previsto, pois foram dificultados pelo solo rochoso.
As equipas que estão no local vão proceder nas próximas horas ao revestimento do poço, para que depois desça a cápsula que vai levar os mineiros que vão escavar o túnel horizontal que vai dar acesso à bolsa de ar na qual se encontrará Julen. Segundo o El País, os trabalhos de revestimento podem demorar seis horas.
Segue-se a fase mais decisiva desta operação de resgate. As autoridades esperam que a escavação do túnel horizontal que vai começar esta terça-feira fique concluída no espaço de 24 horas.
O seu espaço de manobra será muito reduzido. O diâmetro do poço vertical é de 1,5 metros e os mineiros vão escavar um túnel horizontal de três a quatro metros de comprimento. Quando tiverem avançado cerca de um metro vão fazer um buraco no qual vão introduzir uma câmara para comprovar se Julen se encontra na bolsa de ar naquela profundidade. Será o momento da verdade.
Julen caiu no buraco de exploração hidráulica em Totalán, Malága, no dia 13 de janeiro. A operação de resgate começou logo nesse dia, mas os trabalhos têm sido complexos e demorados devido ao terreno caracterizado por um solo muito rochoso.
Notícias ao Minuto - todas as notícias estão aqui.