UE condena assassínio do jornalista mexicano Telésforo Santiago Enríquez

A delegação da União Europeia no México e as embaixadas da Noruega e Suíça condenaram na segunda-feira o assassínio do jornalista mexicano Telésforo Santiago Enríquez, fundador da rádio comunitária El Cafetal e defensor de línguas indígenas.

Notícia

© iStock

Lusa
07/05/2019 00:38 ‧ 07/05/2019 por Lusa

Mundo

Rádio

"Condenamos o assassínio do jornalista Telésforo Santiago", ocorrido em 02 de maio no município de San Agustín Loxicha, no Estado de Oaxaca, no sul do país, acrescentou a delegação europeia, em comunicado.

"Apresentamos as nossas condolências e a nossa profunda solidariedade com a família e os amigos da vítima", adiantou-se no texto.

Ao mesmo tempo, os europeus mostraram a sua inquietação com a situação que os jornalistas vivem no México, uma vez que o assassínio de Enríquez "mostra uma vez mais o preocupante grau de violência e intimidação que enfrentam muitos jornalistas".

Os representantes da UE expressaram também a sua "preocupação pela falta de resultados nas investigações abertas para esclarecer casos anteriores de assassínios de jornalistas no México".

Com o assassínio de Enríquez, pelo menos oito jornalistas já foram assassinados no país desde dezembro, mês da tomada de posse do atual Presidente, Andrés Manuel López Obrador.

Nos seis anos do mandato do presidente anterior, Enrique Peña Nieto, entre 2012 e 2018, foram assassinados 47 jornalistas no México.

 

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas